• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

7 cuidados necessários na hora de dar banho no seu bebê


7 dicas para o banho do bebê


Você sabe o que é necessário para tornar essa prática segura e eficaz? Aqui estão sete cuidados que você deve ter ao dar banho no seu bebê.


Independente da idade, o banho é essencial para garantir não só o bem-estar, mas a higiene do seu bebê.


Além da limpeza, esse momento garante ao seu pequeno um ótimo momento para relaxar e promove a interação entre os pais e o filho.

Mas, você sabe o que é necessário para tornar essa prática segura e eficaz? Aqui estão sete cuidados que você deve ter ao dar banho no seu bebê.



hora do banho do bebê


Quantas vezes devo dar banho no meu bebê?


Isso dependerá exclusivamente de você e do bebê. Alguns bebês adoram estar na água e dar ao seu bebê um banho quente pode se tornar um ritual divertido e relaxante.


No entanto, tenha em mente que muita água quente pode secar e danificar a pele do bebê.



1: Entre os banhos

  1. Lave o rosto do seu bebê regularmente

  2. Limpe os órgãos genitais e o bumbum do seu bebê após cada troca de fralda

  3. Limpe qualquer sujeira de sua pele

Nas primeiras vezes em que der banho no bebê, você pode querer ter alguém junto para lhe dar um pouco de apoio. Lidar com um bebê agitado, molhado e escorregadio requer prática e confiança, mas você e seu bebê vão se acostumar ao banho e começar a se divertir.


A maioria dos bebês acha a água morna calmante e um banho pode ajudar um bebê agitado a relaxar e se acalmar.




2: Onde devo dar o banho?


A opção mais adequada é utilizar uma banheira infantil ou um ofurô específico para a idade do bebê. Você até pode utilizar a sua própria banheira, mas isso requer um pouco mais de trabalho, prática e, principalmente, atenção. Nunca deixe seu bebê sozinho no banho, nem por alguns segundos. Isso pode ser tempo suficiente para o seu bebê entrar em dificuldades na água.


Mesmo que um de seus filhos mais velhos esteja no banho com ele, ou se estiver usando uma banheira especial, suporte para banho ou cadeira de banho, você deve ficar de olho no seu bebê.




3: Quantas vezes devo lavar o cabelo do meu bebê?


Você não precisa lavar o cabelo todos os dias. O cabelo do seu bebê produz muito pouco óleo, então uma ou duas vezes por semana está bom. Evite usar shampoo se o bebê tiver eczema, ao invés disso, use um emoliente.



4: Prepare tudo com antecedência


Antes de começar o banho do seu bebê, junte todas as coisas que você precisa. Estes podem incluir:


  1. Água morna

  2. Algodão

  3. Esponja

  4. Sabonete e shampoo (se necessário)

  5. Toalha

  6. Fralda limpa e roupa

  7. Um cobertor quente, se estiver frio


5: Prepare o banheiro


  1. Mantenha o cômodo aquecido e feche as janelas e portas para evitar correntes de ar.

  2. Coloque água fria, depois água quente, para que a água esteja confortavelmente morna.

  3. Misture bem a água para se certificar de que não há pontos quentes. Isso reduzirá o risco de queimaduras no seu bebê.

  4. Use um termômetro de banho, se você tiver um, para verificar se a água é a temperatura do corpo (cerca de 37° C a 38° C). Ou use o cotovelo, em vez da mão, para medir a temperatura. Você não deve sentir nem calor nem frio.

  5. Para recém-nascidos e bebês até os seis meses de idade, encha a banheira com cerca de 8 cm a 10cm de água.



6: Lave seu bebê delicadamente e completamente


  1. Antes de dar banho em seu bebê, lave o rosto dele com almofadas de algodão limpas embebidas em água morna. É mais fácil do que tentar fazer isso enquanto ele está na água. Não há necessidade de usar sabão ou qualquer limpador no rosto do bebê.

  2. Use um algodão limpo e umedecido para limpar as orelhas do bebê. Nunca use cotonetes para limpar dentro dos ouvidos. Lave sob o queixo do bebê e seque delicadamente com uma toalha.

  3. Se o seu bebê estiver com muco nos olhos ou nas narinas, umedeça-o primeiro para suavizar o muco. Limpe cada narina com um algodão umedecido.

  4. Traga seu bebê para a área de banho, tire a roupa dele e tire a fralda dele. Se houver cocô na fralda, limpe os genitais e o bumbum do bebê antes de colocá-lo no banho.

  5. Gradualmente leve seu bebê para o banho. Use um braço para apoiar o pescoço e a cabeça e deslize a mão para segurar o braço dele. Com a outra mão, apoie o traseiro dele.

  6. Continue mantendo uma boa aderência e apoie a cabeça dele com um braço, pois ele pode ficar bastante escorregadio quando estiver molhado, e use a outra mão para lavá-lo.

  7. Lave o bebê com água ou use um sabonete suave para bebês ou um emoliente para banho. Use sua mão, uma flanela ou uma esponja para limpar seu bebê de cima para baixo e da frente para trás. Para os genitais do seu bebê, uma lavagem de rotina é tudo que é necessário.




7: Seque seu bebê e mantenha-o aquecido


  1. Retire o bebê do banho e leve-o até uma toalha. Envolva-o em uma toalha e deixe-o bem aquecido. Em vez de esfregar a toalha para secar a pele do pequeno, pressione de leve a toalha sobre sua pele, até que esteja totalmente seco.

  2. Se a pele do seu bebê estiver seca, você pode utilizar uma loção hidratante suave, não perfumada, ou creme.

  3. Antes de vestir seu bebê, você pode querer fazer uma massagem para ajudá-lo a relaxar. Uma massagem antes da hora de dormir ajudará seu bebê a relaxar após o estímulo do dia e a ficar calmo, pronto para dormir.

  4. Você ou seu parceiro podem gostar de compartilhar um banho com seu bebê. É uma ótima maneira de ter um tempo precioso com seu bebê.

  5. Tome um banho rápido ou lave-se antes de entrar no banho. Certifique-se de que a água esteja morna, não quente. Use limpadores e lavagens suaves para bebês, pois seus produtos de banho normais serão muito agressivos para a pele sensível do seu bebê.

  6. Pode ser complicado e arriscado entrar e sair da banheira enquanto segura seu bebê. Você poderia pedir ao seu parceiro ou a outra pessoa para ajudar.

  7. Quando tiver terminado o banho, você pode colocar o bebê em uma superfície segura e cobri-lo com uma toalha enquanto sai do banho.

  8. O momento do banho deve ser especial tanto para vocês, pais, quanto para o bebê, portanto, garanta que esse seja um momento seguro e relaxante para ambos!




Gostou do artigo? Confira os “Higiene para bebês: Conheça os itens essenciais” em nosso blog!




#bebês #recémnascido #dicas #bebêrecémnascido #bebê #cuidados

61 visualizações0 comentário