• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Açúcar: qual a idade ideal para as crianças começarem a consumir?


açúcar para crianças

Um dos principais vilões da alimentação atualmente é o açúcar. Isso ocorre principalmente pelo fato de que muitos alimentos, sejam salgados ou doces, contêm doses de açúcar que nem sempre são percebidas pelo paladar.


O fato é que segundo a Associação Americana do Coração, 25 gramas é o limite de consumo para crianças acima de dois anos. Isso é em relação ao açúcar adicionado, ou seja, o que usamos durante a preparação de uma comida.


Mas não podemos nos esquecer de que existem produtos que contém açúcar e nem sabemos. Fora alimentos, como frutas, que são importantes para a nossa rotina alimentar, mas não observamos com atenção.



Mas qual é a melhor idade para consumir açúcar?



Os perigos do açúcar para crianças


Um dos problemas mais comuns para a saúde das crianças é a obesidade. O excesso de peso é uma questão que preocupa muitos pais e recebe uma atenção grande de diversos setores da sociedade.


Algumas escolas estão buscando novos estímulos para melhorar a relação da criança com alimentos saudáveis. Empresas do setor alimentício estão observando novos ingredientes menos agressivos para a saúde.


Outro problema está relacionado ao coração. Trata-se de um carboidrato amplamente disponibilizado nos alimentos, possuindo uma absorção mais rápida. E voltando ao problema da obesidade, podemos lembrar que uma das principais causas de doenças cardiovasculares é o excesso de gordura.


doces para crianças

Para quem não sabe, carboidratos são transformados em gordura durante o processo de transformação das substâncias presentes nos alimentos.


Outro problema comum com o consumo do açúcar é a diabetes. E se há histórico na família, é necessário ter ainda mais atenção aos cuidados com os alimentos que contém açúcar.


Inclusive, tem um texto aqui do blog que vai explicar melhor sobre isso. Leia Obesidade Infantil: quais os riscos e como evitar que aconteça com o meu filho?



Também podemos destacar as complicações relacionadas ao desenvolvimento do paladar. É durante a infância que esta criança desenvolve o paladar, inclusive por doces. Acostumar seus filhos a consumirem apenas alimentos industrializados é um problema que pode ocorrer até a vida adulta.


Algumas pessoas que apresentam alto índice de gordura corporal enfrentam problemas por causa dos hábitos alimentares desenvolvidos na infância.


Por esses e outros motivos que novas formas de açúcar são estudadas. Para isso, vamos entender melhor os tipos de açúcar presentes no mercado e qual é o mais indicado para o seu filho.




Tipos de açúcar presentes no mercado


O açúcar é outro ponto que tem sido estudado. Veja agora os principais tipos de açúcar presentes no mercado e escolha qual é o melhor para a sua rotina.


– Açúcar de confeiteiro: Possui grãos muito finos e é muito utilizado na culinária.


– Açúcar mascavo: É obtido a partir do processo de cozimento da calda de cana-de-açúcar. É uma das opções mais saudáveis, porém é rico em calorias.


– Açúcar light: É a mistura do açúcar refinado com adoçantes, sejam naturais ou artificiais.


– Açúcar orgânico: Possui as mesmas calorias do açúcar comum, porém preserva grande parte dos nutrientes da cana de açúcar. Inclusive, durante a produção não são utilizados ingredientes artificiais. Todo o processo é orgânico, garantindo um alimento mais “natural”.


– Açúcar cristal: Também conhecido como refinado, é um dos mais consumidos pelos brasileiros. Durante a sua fabricação, substâncias químicas são adicionadas para deixar o açúcar mais branco e com sabor mais familiar. Porém, vitaminas e sais minerais são eliminados no processo.


– Açúcar de coco: É obtido através de um processo de extração da seiva do coqueiro e não do fruto. Passa por pouco processamento, não sendo adicionado conservantes ou sendo refinado. Possui um índice glicêmico mais baixo, contribuindo para não alterar muito a glicemia.


– Adoçante: É uma versão alternativa do açúcar. Existem adoçantes de variadas marcas e com tipos variados. Podemos destacar o Acessulfame K, Aspartame, Ciclamato de sódio, Stévia, Frutose, Sacarina, Sucralose e Xilitol. Ainda que muitas pessoas acreditem que o adoçante seja a melhor opção, muitas vezes pode ser mais prejudicial do que o próprio açúcar refinado.



Em meio a todas essas opções, qual é o melhor tipo de açúcar para o seu filho? Qual idade é a melhor de ser introduzido o açúcar? Como fazer isso da melhor forma? Descubra a seguir.




Qual é a melhor idade para introduzir açúcar na alimentação da criança?


Como ressaltamos ao longo do texto, existem variados tipos de açúcar presentes nos alimentos.


O fato é que o açúcar natural presente nas frutas ou até mesmo no mel não tem uma idade mínima que possa ser introduzida na alimentação. Porém, os industrializados devem ser usados aos poucos e em menor quantidade nos alimentos.



idade correta para criança comer doce

Na hora de comprar um produto, observe a tabela nutricional e veja o tipo de açúcar presente nos alimentos.


Busque manter a alimentação do seu filho o mais natural possível. Mas, caso seja necessário consumir algum produto que contenha açúcar não se desespere. Um dos grandes problemas é o excesso.


Se o açúcar for consumido em altas doses diariamente, é evidente que vai causar problemas sérios à saúde da criança. Porém, se a mesma tem uma rotina alimentar equilibrada, um doce não irá transformar o seu filho em obeso.


Contudo, vale destacar que é muito importante ter constância nos cuidados com a saúde da criança. Vá ao médico e sempre e faça exames de rotina. Isso ajuda a identificar problemas, como diabetes, por exemplo, o quanto antes.


Quando falamos em alimentação saudável, devemos sempre buscar uma alimentação equilibrada. Consumir água com constância, investir em frutas e legumes, evitar alimentos industrializados.



Inclusive, se você acha que isso é muito difícil, leia A importância de incluir frutas e verduras no dia a dia das crianças e Lancheira Escolar: 6 dicas para manter a do seu filho sempre saudável .

Você vai ver como passos simples fazem toda a diferença.






Gostou do conteúdo?

Aqui oferecemos mais do que roupas e acessórios para prematuros e crianças de até três anos. Oferecemos mais saúde e qualidade de vida para que o seu filho possa se divertir e se desenvolver sempre.


Quer conhecer mais sobre a Baboobee? Conheça a nossa loja virtual www.baboobee.com.br.

Entregamos em todo o Brasil de forma segura e rápida.


qual a idade certa para dar açúcar para crianças

#alimentaçãobebês #desenvolvimento #dicas #cuidados #saúde #vivencias

5 visualizações0 comentário