• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Andar de bicicleta: 9 dicas para não passar sufoco na hora de ensinar para o seu filho



Um dos aprendizados mais importantes e marcantes quando somos crianças é o de andar de bicicleta. A sensação de poder pedalar e se sentir mais livre, encanta os olhos dos pequenos e também dos adultos. Tal ensinamento, que é passo de pai para filho, é muito importante não apenas para conseguir pedalar, mas também para trabalhar a confiança, perseverança e força de vontade.


Nesse ensinamento, a presença dos pais ou dos responsáveis é de extrema importância. São eles os responsáveis por proporcionar a segurança que a criança precisa para conseguir aprender e se arriscar em cima das rodas.


O começo do aprendizado, geralmente inclui o auxílio das rodinhas laterais, para que a criança pegue o jeito da bicicleta antes de treinar o equilíbrio completo. Após isso, ir retirando gradativamente as rodinhas, ajudará na noção de equilíbrio até o tão esperado momento de pedalar sem rodinhas laterais.


Essa é uma verdadeira conquista para os pequenos e também para os pais!


Apesar de ser uma tarefa comum na infância e que todos os adultos sabem que terão que passar para frente, é comum não saber qual é o melhor jeito de ensinar.


Como proporcionar maior segurança, o que fazer em caso de desiquilíbrio, como estimular o “tentar novamente” nos pequenos, entre outras dúvidas fazem parte desse processo. Por isso, separamos 9 dicas que podem lhe ajudar. Confira:




Comece com os aparatos de segurança


Antes de começar o aprendizado, é preciso preparar seu pequeno para que tudo seja feito com a máxima segurança, afinal, quando ele conseguir pedalar sozinho, você já não estará mais grudado nele! Por isso, compre um capacete infantil, cotoveleiras e joelheiras, já que essas são as partes do corpo que mais podem ser afetadas em uma possível queda.


É essencial que a segurança seja o primeiro passo dessa aventura!





Mantenha a calma e bom o humor


Toda criança gosta de rir e de se sentir motivada. Apesar de serem os pequenos que irão se arriscar nesse aprendizado, é normal que o adulto fique nervoso por medo de possíveis acidentes com a criança.


Esse nervosismo não pode transparecer, afinal, como uma criança vai confiar que algo vai dar certo, se o próprio adulto não demonstra essa confiança?


Por isso, mantenha a calma e o bom humor para interagir com ela, que também está bastante tensa e ansiosa para conseguir pedalar. Isso a deixará animada e segura de que andar de bicicleta será mais fácil do que imagina e que será bastante divertido!





Busque locais planos


Todo começo não deve ser arriscado, certo? Isso vale para aprender a dirigir e também para aprender a pedalar. Por isso, procure locais planos, sem subidas ou descidas, e pisos lisos e limpos.


Obstáculos só irão dificultar o aprendizado e podem até provocar acidentes graves.





Verifique alguns detalhes


Quando começar, opte pelas bicicletas que tenham exatamente o tamanho ideal para que a criança consiga colocar os pés no chão quando necessário (arrume o selim de acordo com a altura da criança). Atente-se também ao calçado.


Evite os que contenham cadarços muito grandes, pois podem enroscar nas rodas e nos pedais.


Adicione as duas rodinhas (que geralmente já vem junto com as bikes infantis). Esse começo requer uma segurança a mais, que são as rodinhas. O aprendizado é gradativo.





Explique os movimentos básicos


Assim, coloque-a em cima da bicicleta e, antes de iniciar uma movimentação, explique os movimentos básicos dessa atividade: apoiar os pés nos pedais e as mãos no guidão, forçando uma perna de cada vez e com os braços fixos. Apesar de explicar esses movimentos básicos ser uma tarefa importante, não é algo para se preocupar. O ato de pedalar é bastante intuitivo.





Ensine a frear



Após observar que já houve um entendimento prático sobre o ato de pedalar, está na hora de ensinar como se freia! Eles ficam localizados no guidão da bicicleta e são acionados por duas hastes facilmente visíveis.


Ensine que, se for preciso usá-los, é melhor apertar de leve os dois freios (hastes) ao mesmo tempo. Nas curvas, jamais acionar apenas o freio dianteiro que, em geral, está do lado esquerdo.


Deixe claro que, ao frear, ela pode colocar os pés no chão como forma de segurança e maior estabilidade. Não se esqueça de se manter sempre ao lado da criança durante a pedalada, mesmo que ainda com rodinhas. Isso passa segurança e estabilidade.





Tira as rodinhas gradativamente


Esse processo só pode ser feito quando a criança entendeu o mecanismo da pedalada e já possui certo domínio com as rodinhas. Comece retirando um dos lados (pergunte para ela qual prefere). Após isso, treine para que a criança ande apenas com uma rodinha. Após sentir estabilidade, sempre com o seu auxílio, chegou a hora de tirar a outra (a hora mais complicada).





Trabalhe a confiança nesse momento


A parte mais esperada e temida chegou: pedalar sem rodinhas. Mostre para ela que agora ela já adquiriu habilidade suficiente para isso após passar pelas retiradas das rodinhas.

Passe confiança para que ela confie nela mesma. Só assim a coragem de tentar irá surgir.





Segure pelo selim


Como essa é a etapa mais perigosa para as quedas (que sim, podem e tem grandes chances de acontecerem), é preciso acompanhar a criança e segurar a bike.


Opte por segurá-la pelo selim, posicionando-se atrás da criança. Assim, ela terá a confiança de que você está segurando e, ao conseguir o equilíbrio sozinha, você soltará e ele nem vai perceber que está andando sem auxílio algum. Esse é o ápice do aprendizado!


Diga para a criança usar os dois pés para se impulsionar. Ele provavelmente vai tremer no início; por isso, oriente-o a usar os guidões para controlar a bicicleta. Após isso, vá segurando pelo selim e, em caso de desiquilíbrios, esteja ao lado para ampará-lo.


Quando conseguir atingir o equilíbrio e andar sozinho, isso não será garantia de que as quedas não irão acontecer. Por isso, ensine seu filho a não desistir quando isso acontecer com ele, pois as quedas fazem parte do aprimoramento e de todo aprendizado.




#bicicleta #educação #esporte #dicas #cuidados #atividades #vivencias

0 visualização0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee