• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Baby Led Weaning: Conheça mais sobre os benefícios desse método

Um dos momentos mais esperados por todo pai e mãe é o momento do desmame. Trata-se da introdução alimentar do bebê nos primeiros meses de vida. Existem várias formas de realizar isso e uma das que mais se destacam é o Baby-Led Weaning.





O que é o Baby-Led Weaning?


Também conhecido como BLW, o Baby-Led Weaning é um método que vem sendo muito praticado por mais e estimulado por alguns profissionais da saúde. Esta técnica pode ter início a partir dos 6 meses de vida do bebê, período no qual há a introdução dos alimentos.


Basicamente, os alimentos são picados em tamanhos que o bebê possa segurar e também colocar na boca. Tudo isso é disponibilizado em uma bacia ou prato fundo e o bebê se alimenta em um determinado horário. Assim, a criança vai sendo estimulada a se alimentar quando desejar e ainda no tempo que desejar.


Nesse momento, é interessante colocar alimentos cozidos como cenouras para variar o cardápio. Lembrando que essa técnica corresponde à forma como o bebê se alimenta.


A escolha dos alimentos continua sendo dos pais. Então invista em alimentos naturais e que tenham os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança.


Outra coisa que vale a pena destacar é que a criança nem sempre irá consumir toda a refeição, especialmente no início. Deve-se ter paciência, pois muitos bebês acabam brincando mais com a comida do que necessariamente consumindo.


E você deve estar se perguntando: qual o motivo de investir no Baby-Led Weaning?





Benefícios do Baby-Led Weaning


São vários os motivos que tornam o Baby-Led Weaning uma ótima técnica para realizar a introdução alimentar. Para começar, estimula a autonomia do bebê, pois o mesmo estabelece o que deseja comer e a quantidade.


Outro benefício é que o BLW contribui para melhorar a coordenação motora assim como os comportamentos sociais. E não podemos nos esquecer do paladar, que é estimulado pois os alimentos são consumidos separadamente.


No método tradicional, há uma papinha desenvolvida com a combinação de alguns ingredientes. Isso acaba atrapalhando o bebê a identificar sabores e alimentos separadamente.


No geral, todo bebê a partir dos 6 meses está apto a consumir alimentos que exigem mastigação. Porém, há casos que exigem uma atenção maior. Por exemplo, se a criança tem uma necessidade específica de saúde, como ter nascido prematura ou que tenha algum atraso no desenvolvimento.


Isso pode influenciar na maneira como a técnica é realizada.


Para os pais, há uma vantagem em relação ao preparo do alimento. Elaborar papinhas pode levar tempo e o uso excessivo de alimentos, causando um desperdício. Com o BLW, há uma seleção inteligente de alimentos. Isso sem falar que não será preparado uma grande quantidade da refeição do bebê.





Como deve ser feito o Baby-Led Weaning ?


Não existe mistério na hora de colocar o Baby-Led Weaning em prática no dia a dia. Para começar, há a questão essencial dos alimentos. De uma maneira geral, não há a necessidade de restringir o consumo dos alimentos, salvo casos de alergias ou suspeitas de alterar o sistema digestivo do bebê).


Foque em alimentos naturais, como frutas e legumes levemente cozidos. Para este último, os mesmos devem ficar macios para que sejam mastigados pela gengiva do bebê, já que não há dentes nessa época. Mas também devem ser consistentes para que o bebê possa segurar com a mão e levar até a boca.


Outra dica é cortar as carnes em pedaços grandes, já que nesse período o bebê vai “chupar” a carne. Mas você também pode cortar essa proteína em tiras no sentido transversal das fibras, pois assim o bebê irá retirar os fiapos através da mordida. Tenha atenção nessa hora para que a criança não se engasgue.


Em relação ao arroz e feijão, importantes nessa fase, é interessante servir como se fosse bolinho. Basta amassar com a mãe até que bolinhos sejam formados. Alimentos com formato de palitos ou com possam ter alguma “alça” (brócolis, couve-flor, etc) são mais fáceis dos bebês pequenos segurarem.


Já os legumes ou frutas que sejam escorregadios podem ser deixados com casca. Isso facilita que o bebê consiga pegar o alimento.


É importante que o bebê não seja apressado para consumir aquele alimento. Uma dica é definir um horário no qual o bebê esteja com menos fome e mais calmo. Assim terá menos estresse do bebê e dos pais no momento da alimentação.


Além disso, é importante que os pais tenham paciência nessa fase. Assim como destacamos no começo, no primeiro momento a criança brincará com a comida. Porém, à medida que for sendo acostumada a esse hábito, vai acabar tendo mais autonomia na hora da refeição.


Trata-se de um método que envolve constância na sua implementação, pois isso trará resultados a longo prazo. Segundo um estudo da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, crianças que tiveram a introdução de alimentos sólidos por meio do método BLW tem mais tendência a comer de maneira saudável.


Isso reflete ainda no índice positivo de massa corporal da criança na vida adulta.

Todos esses benefícios só mostram como investir no Baby-Led Weaning pode contribuir para o desenvolvimento saudável dos bebês. Além de ser um hábito essencial (se alimentar), trata-se de uma maneira de estabelecer certos conceitos essenciais para um crescimento saudável.


Inclusive, vale a pena você ler Desenvolvimento Infantil: Conheça as fases e como você deve se preparar para cada uma e tirar todas as suas dúvidas sobre cada etapa.


E lembre-se que parte das atividades que contribuem para um melhor desenvolvimento da criança envolve estimular o movimento. Se mexer e brincar podem ser feitos de maneira super divertida. E grande parte dessa diversão envolve roupas que deixem a criança livre para brincar sem se sentirem incomodadas ou atrapalhando os movimentos.



Na Baboobee você encontra várias opções de roupas para o seu bebê. Além de lindas, são super confortáveis e permitem que a criança se movimente à vontade.


Confira nossas peças e escolha a que tem mais a ver com o estilo da criança.




#alimentaçãobebês #desenvolvimento #dicas #crianças #BabyLedWeaning #vivencias

0 visualização0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee