• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Berçário X Escolinha: qual a melhor opção



Segundo especialistas, nos três primeiros anos de vida a criança tem seu maior potencial de aprendizado. Isso significa que nesta fase, ela desenvolverá esferas importantes para a vida toda, como memória, linguagem e atenção. Ou seja, escolher um estabelecimento educacional confiável nesta época é algo que deve ser feito com muito cuidado.


Por isso, hoje vamos ajudar você a escolher a melhor opção para os primeiros anos do seu pacotinho, o berçário ou a escolinha!





Definindo os conceitos


Para nos certificamos de que estamos falando a mesma língua, vamos esclarecer o que representa cada um dos estabelecimentos em questão:


Berçário: A opção precede a Educação Infantil e, geralmente, recebe crianças com idade entre quatro meses e dois anos. Suas atividades visam principalmente o estímulo do desenvolvimento motor do bebê.


O estabelecimento também deve ter a equipe preparada para manter um cuidado especial com a saúde dos pequenos.

Escolinha: Este é o termo popular utilizado para a creche. Trata-se da primeira etapa da Educação Infantil, englobando crianças de até três anos de idade.


O ideal é que a escolinha incentive o desenvolvimento da criança de uma maneira integral, englobando aspectos psicológicos, sociais, intelectuais e físicos.





Como escolher a melhor opção?


O primeiro fator a ser levado em consideração é a idade do pequeno. Se ele for mais novinho – com até dois anos – e demandar aqueles cuidados geralmente ministrados pelos pais ou babá (como alimentação, banho, soneca e troca de fraldas), certamente o berçário é a alternativa mais adequada.


Agora, se o pacotinho já for maior – até três anos –, anda bem, brinca com amiguinhos, interage e está pronto para iniciar um processo pedagógico, a escolinha é uma boa opção. Vale lembrar que este processo pedagógico não corresponde a uma escola em si, com carteiras, horários e apostilas.


Na verdade, significa que há um plano por trás das brincadeiras e atividades oferecidas pelas tias, como o desenvolvimento motor (a corrida do saci, por exemplo), social (brincadeiras de roda) ou intelectual (leitura de histórias).




Ainda está em dúvida?


Outra estratégia que ajuda bastante na escolha da melhor opção para o pequeno é ir visitar os estabelecimentos disponíveis.


O modo de funcionamento, os profissionais e a estrutura do local podem pesar bastante nessa decisão. Por isso, visite cada uma de suas opções, conheça a equipe, as instalações, as turmas e o que mais julgar importante na vida da criança. Muitas vezes, são fatores como estes que representam a batida do martelo.


Contar com uma ajuda profissional também é de grande valia. O (a) pediatra do seu filho, o (a) psicólogo (a) ou outro especialista infantil que conheça o pequeno de perto pode indicar boas instituições para seu melhor desenvolvimento.




Participação Especial Escola Evolutiva – Do Berçário ao Fundamental II – São José dos Pinhais/ PR

Siga Escola Evolutiva no Facebook e fique por dentro das novidades!

Rua Veríssimo Marques, 1565 – Centro – – São José dos Pinhais/ PR

(41) 3035-7227 – Matrículas Abertas



Gostou das nossas dicas?

Fique sempre ligado em nosso blog para acompanhar conteúdos importantes!

Acesse também o site da BABOOBEE  para ficar sempre por dentro do que há de novo na loja! E para nos acompanhar em tempo real, segue a gente no Instagram , curte nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal do YouTube!


#educação #escola #desenvolvimento #dicas #desenvolvimentocognitivo

4 visualizações0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee