• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Canções de ninar para bebê


canções de ninar

A hora do sono é importante em qualquer idade para que o corpo se recupere, além de ser o momento em que o corpo produz diversos hormônios. No caso dos bebês, ela é ainda mais importante. Mas nem sempre é fácil fazer os pequenos pegarem no sono. Dessa forma, as canções de ninar, cantadas geração após geração, são uma grande aliada para mamães e papais.


A canção de ninar, geralmente cantada pelos pais, cuidadores e professores, ajuda a acalmar o bebê e fazê-lo pegar no sono (já falamos da rotina do sono do bebê nesse post). Essa é uma das primeiras manifestações culturais que um indivíduo tem contato.


As letras podem variar de regiões para regiões, mas as melodias mais famosas são reconhecidas por todos.


O recomendado é que a mãe ou o pai cante para o bebê, porém, pode ser que isso não seja possível a cada soneca. Nesses casos, os pais sempre podem recorrer a músicas e vídeos no Youtube. Outra dica é escolher versões das músicas feitas por programas e personagens infantis que o seu filho adora, isso faz com que ele se sinta mais seguro e acolhido.



Benefícios da canção de ninar para o sono do bebê


Mas será que as cantigas realmente acalmam os bebês? Segundo especialistas e pesquisas, sim, elas realmente têm esse poder. A melodia e as batidas dessas músicas ajudam o cérebro a entrar no ritmo natural do sono, fazendo com que o bebê adormeça mais rápido.


Some a isso a voz, o toque, o olhar e o carinho do cuidador, geralmente mamães e papais, e terá a receita perfeita para que seu filho se sinta mais tranquilo, seguro e confortável, o que faz a respiração e os batimentos cardíacos desacelerarem, facilitando a chegada do sono do bebê.


A canção de ninar também ajuda a criar um ambiente agradável e sossegado, podendo ser usada como forma de fazer o bebê associar a música à hora de dormir. Por exemplo, se você toca ou canta “Nana Neném” para o seu filho todo dia antes dele dormir, com o tempo ele vai passar a entender que quando ouve essa canção é o momento do sono chegar.


O contato com a música ajuda a criança no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, facilitando a entrada do bebê no mundo da linguagem e fortalecendo o vínculo com os pais. Você pode usar a canção de ninar desde a gestação, já que o bebê consegue ouvir sons ainda na barriga da mãe. Isso cria desde o início uma associação para o pequeno que, depois de nascer pode se lembrar de uma canção que ouviu muitas vezes durante a gravidez.





Hora de dormir


Confira a seguir algumas músicas bem conhecidas que ajudam no sono do bebê. Você pode colocar para tocar no quarto dele ou cantar:



1. Nana Neném




2. Frère Jacques




3. Brilha, Brilha Estrelinha



4. Tutu Maramba




5. Boi da Cara Preta




6. Sapo Cururu




7. Dorme Menina





8. Peixinho do Mar




9. Carneirinho, Carneirão





 Gostou da nossa lista? Qual canção de ninar você canta para o seu bebê?



#bebês #maternidade #recémnascido #sono #cançãodeninar #bebê #sonodobebê #soninho

3 visualizações0 comentário