• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Carnaval: Saiba como manter a segurança dos pequenos durante os bloquinhos


Com o carnaval chegando, uma das principais preocupações envolve a segurança das crianças durante as festividades. Independente da idade, pensar em cuidar de uma criança dentro de um aglomerado de pessoas faz com que muitos pais repensem se devem curtir os blocos de rua.


A parte boa é que existem formas de curtir o Carnaval e ainda garantir a segurança dos pequenos. Para isso, desenvolvemos algumas dicas que vão fazer toda a diferença para curtir o Carnaval com alegria e tranquilidade.



carnaval com crianças


Faça uma programação adequada


Na hora de se divertir, priorize os blocos infantis. Além de não ter um público muito grande, há ainda mais tranquilidade para pular bastante com os pequenos. Caso queira passear em outros blocos, deve-se ter atenção redobrada.


Antes de definir o bloco, pesquise sobre a estimativa de público. Quanto maior a quantidade de pessoas, maiores são as chances de você não curtir tanto com seu filho. Evite ir a qualquer bloco sem antes conhecer sobre o que é e quantas pessoas são esperadas.




Tem muitas crianças? Leve mais adultos


Se você tem muitos filhos, não precisa se preocupar. É possível sim curtir o Carnaval, mas isso deverá ser feito com algumas alterações. Para começar, se tem muitas crianças que vão ao bloco, leve adultos que possam observar melhor os pequenos.


Nesses casos, é melhor evitar os blocos mais cheios, priorizando os infantis. De qualquer forma, converse com todos, para que curtam o Carnaval da melhor maneira possível.


Uma dica pode ser criar duplas para ter uma organização mais clara de onde as crianças estão. E sempre tente manter as mesmas dentro de um espaço estabelecido e que possa ser observado.



Faça uma identificação correta


Para curtir o Carnaval com as crianças, é necessário investir na identificação das mesmas. Isso porque nem toda criança sabe informar coisas que ajudem a encontrar os responsáveis caso se percam.


Use pulseiras ou etiquetas pregadas nas roupas com dados como: telefone, nome e endereço dos pais. Além disso, caso esteja na praia ou em outro bloco maior, evite andar em toda a extensão do bloco.


Isso sem falar que você deve indicar pequenos pontos de referência que ajudem a criança a perceber onde está. Existem diversas maneiras de identificar uma criança. Escolha a que mais tem a ver com você e o seu filho.




Atenção ao bloco


Além da questão da segurança, é importante você observar o ambiente e a temperatura do bloco. Evite ir a blocos em horários com muito sol. Leve sempre uma garrafa de água e tenha cuidado ao expor a criança ao calor.


Coloque sapatos confortáveis nas crianças, evitando que sujeiras ou algum outro objeto possa ferir os pés. Existem diversas opções que podem ficar incríveis e confortáveis com as fantasias de Carnaval.





Escolha as fantasias certas


Quando falamos em Carnaval, fica fácil escolher a fantasia. Mas, é importante fazer isso para que facilite a folia nos blocos de rua. Começando com a escolha da fantasia dos pais e das crianças. Evite usar máscaras para não confundir a criança em caso de se perder.


Escolha vestimentas leves e que permitam que a criança veja o seu rosto e saiba te destacar na multidão.


Já para os pequenos, não use máscaras ou objetos que cubram o rosto quando você for a blocos muito cheios. Blocos infantis são mais calmos e mais fáceis de localizar as crianças, mas mesmo assim é importante sempre ficar de olho.


Escolha fantasias frescas, arejadas e que possibilitem identificar as crianças de forma rápida. Durante o Carnaval, cada segundo é importante e a fácil identificação vale a pena ser ressaltada para minimizar as chances de se perder.



carnaval com crianças


Eduque a criança sobre como se divertir no Carnaval


Um dos grandes problemas envolvendo crianças desaparecidas no Carnaval é exatamente a falta de educação sobre o assunto. Brincar no Carnaval não é a mesma coisa que brincar na rua de casa, e seu filho deve ter uma noção clara disso.


Ao invés de informar isso minutos antes de curtir os blocos, já prepare a criança ao longo desses meses. Leve a criança para festas menores e indique o que deve ser feito para aproveitar melhor o Carnaval.


Ensine a evitar aceitar ajuda de estranhos, mas, ao mesmo tempo, que a criança deve procurar a polícia quando estiver com algum problema. É através dessa conscientização que podemos ter mais tranquilidade nos blocos.


Se o seu filho é mais agitado e gosta de correr, brincar de se esconder com os amigos e tudo relacionado a movimentos agitados, diga os perigos que envolvem fazer isso em blocos de rua.


Essa conversa constante pode ser uma das chaves para curtir o Carnaval de forma divertida e com segurança.


Essa preparação pode ser a diferença entre uma criança desesperada, sem saber o que fazer, ou uma que já tem noção de como agir. E o mesmo vale para você, pois é importante que tenha calma nesse momento.




Oriente como a criança deve pedir ajuda


Quando há quantidade enorme de pessoas em uma mesma localização pode acontecer de você perder a criança de vista.


Oriente o pequeno a procurar policiais que possam ajudá-la nesse caso. Lembra quando falamos anteriormente sobre pontos de referência? Prepare a criança para agir em determinada forma caso aconteça alguma coisa.


Carnaval é sinônimo de diversão, não de estresse. Por isso que é importante educar a criança antes do problema acontecer.


Quanto mais preparada o jovem estiver, melhores são as chances de você evitar se perder do seu filho.


Caso o mesmo esteja com celular, oriente-o a manter seus pertences guardados em ambientes com uma grande quantidade de pessoas.


São pequenas orientações que fazem toda a diferença quando falamos em Carnaval infantil com segurança.


Tenha em mente que organização é tudo para curtir o Carnaval sem dores de cabeça.


Você consegue planejar o que deve levar para o bloco, como fará para ir e voltar para casa e, ainda, as opções para se divertir com o pequeno da melhor maneira, assim, todos podem aproveitar essa data tão festiva.




Gostou? Que tal dar uma passadinha em nossa loja 😉  acesse www.baboobee.com.br 


#educação #segurança #dicas #carnaval #cuidados #vivencias

1 visualização0 comentário