
Baboobee
Chupeta? Sim ou não?

E quando as mamães e os papais ouvem aquele choro logo vem à cabeça a ideia de dar a chupeta para o pequeno. E surge a dúvida:
“Será que fiz certo em dar a chupeta?”
“Será que faz bem ao bebê?”
“E se ele ficar mal acostumado?”
Essa é uma escolha que só cabe aos pais. Mas para ajudá-la, vamos listar algumas respostas para as dúvidas mais frequentes, principalmente dos papais de primeira viagem.
Por que a chupeta acalma o bebê?
A criança de zero a 2 aninhos tem uma necessidade de sugar. Por isso, a chupeta acalma e transmite prazer – é o que os especialistas chama de fase oral. O ato de sugar a chupeta está associado a uma satisfação, uma segurança e desperta no bebê o mesmo sentimento que ocorre quando ele mama.
Qual a idade é aceitável para os pequenos usarem a chupeta?
O Ministério da Saúde recomenda que a idade de 3 anos seja a época limite para a eliminação do uso de chupeta.
Quais são os probleminhas que o uso da chupeta pode causar aos filhotes?
Se o acessório continuar a ser usado após a idade limite recomendada, pode provocar mudança na posição dos dentes, problemas na mastigação e até mesmo na fala. Mas que fique bem claro: nem todo o bebê que usa a chupeta terá esses problemas, mas é sempre bom tomar todo o tipo de cuidado.
Quais são os tamanhos, formatos de bicos indicados?
É bem importante ler as especificações na embalagem antes de comprar a chupeta do bebê. Sempre opte por chupetas feitas de silicone, pois o látex aumenta as chances de bactérias e é importante também que a parte que fica pra fora da boquinha seja anatômica para que evite o risco de ingerir ela por inteiro.
Dica extra 🙂
A chupeta deve ser higienizada diariamente, pois o acessório pode se tornar um foco de microorganismos. Geralmente, a fervura é o método mais recomendado.
Consulte sempre seu pediatra.