• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Como cuidar do bebê durante outono/inverno


como cuidar do bebê no inverno

O outono e o inverno vêm chegando e com eles vêm as baixas temperaturas, o aumento da circulação de vírus no ar e, consequentemente, os resfriados e gripes.


Nestas épocas do ano, é normal as crianças apresentarem infecções respiratórias, como gripe, resfriado, bronquiolite, pneumonia, e aquelas que têm alergia, como asma e rinite, sofrem um pouco mais.


Também é comum os pequenos apresentarem várias infecções ao longo dos meses e os pais, às vezes, pensam que a criança tem algum problema específico de imunidade, porém não é isso, é normal as repetições de infecção.


Para que você e seu pequeno possam passar por essa época de forma mais tranquila, separamos algumas ótimas dicas:



cuidados com o bebê no inverno


Previna-se


  1. Vá ao pediatra do seu filho e converse sobre as imunizações que ele pode fazer. A da gripe é uma delas;

  2. Evite que a criança fique em locais fechados e com muitas pessoas, isso facilita a transmissão de infecções;

  3. Aumente a ingestão de líquidos e mantenha uma alimentação saudável, para fortalecer a imunidade do pequeno;

  4.  Não deixe seu filho ficar exposto à chuva, garoa ou frio intenso, os maiores causadores de imunidade baixa e evite o contato do bebê com pessoas doentes.





Menos incômodos


  1. Nariz entupido deixa a criança irritada. Para aliviar a congestão, lave as narinas com soro fisiológico e estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia. Nos bebês, use um bulbo macio de borracha para aspirar a secreção espessa;

  2.  Ao deitar, a respiração pode ficar prejudicada se o nariz estiver entupido. Eleve um pouco o travesseiro do bebê e faça uma inalação com soro fisiológico para desentupir o narizinho;

  3. Se a febre do seu filho estiver muito alta, não deixe de ir ao pediatra. Antitérmicos, compressas e banhos mornos ajudam a baixar a temperatura.

  4. Evite sair de casa antes das 10 horas e depois das 17 horas, pois nesses períodos do dia, as temperaturas estão mais baixas e há mais vento.

  5.  Vista o bebê em camadas. Você pode colocar um body por baixo, uma calça e um macacão por cima. Prefira tecidos de algodão, pois a lã pode dar alergia e ressecar a pele, e o náilon não é adequado para baixas temperaturas.







Cuidados em casa


  1. Para acabar com o pó, use pano úmido e aspirador diariamente, as vassouras levantam poeira;

  2. Troque as roupas de cama do bebê duas vezes por semana;

  3. Tire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto do seu filho;

  4. Não entulhe coisas em estantes, para evitar acúmulo de poeira;

  5. O banho deve ser rápido, com água em temperatura agradável, entre 34 ºC e 37 ºC e com o ambiente aquecido e portas fechadas para evitar vento;







Lembre-se sempre: a troca de carinho faz muito bem ao seu filho.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo