• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Como estimular os pequenos a organizarem o quarto


como estimular as crianças a limpar o quarto

Uma bagunça é gostosa e faz bem para saúde!


Nossos pequenos precisam bagunçar: eles precisam correr por aí, rolar, engatinhar, brincar com seus brinquedos, criar histórias, rabiscar, desenhar, jogar esportes, ficar com os bichos de estimação e muito mais.


Essa bagunça faz bem para as crianças, pois ajuda no desenvolvimento, as faz aprender coisas sozinhas, faz gastar suas energias e as divertem, coisas que são fundamentais para a infância.


Mas toda sua bagunça tem seu fim, e seus pequenos devem aprender isso!


Assim como bagunçar faz bem ensinar a arrumar é melhor ainda, ensina valores importantes, cria responsabilidade e dá independência ao seu filhinho. Mas isso nunca é uma tarefa fácil (todos os pais que passaram por isso sabem), por isso separamos dicas que lhe ajudarão, e muito, para que seu pequeno comece a ajudar mais na hora da organização!




Comece com você!


Se você quer ensinar os seus filhos, você deve ser o exemplo principal! Ensinar os pequenos a organizarem os brinquedos e manterem o quarto arrumado é uma tarefa que necessita de paciência.


Então, comece dando o exemplo, ou seja, nada de bagunça no seu próprio quarto ou pelos cômodos da casa! Mantenha TUDO sempre arrumado, para que a criança se sinta incomodada num ambiente diferente deste.


O resto da casa também deve seguir a mesma ordem, caso contrário, a criança se sentirá desestimulada a manter a sua própria organização.


Além disso, pode ser difícil para os baixinhos entenderem uma ordem genérica como “arrume seu quarto”. Por isso, dê indicações específicas: dobrar as roupas, tirar os brinquedos do chão e guardá-los nas caixas.




Transforme em brincadeira!


Crianças amam brincadeiras e nada melhor do que ensiná-las através delas! Elas irão se divertir e nem vão notar que estão aprendendo algo importante!


Uma ideia simples, interessante e legal é criar competições de quem “guarda mais brinquedos” ou “organiza mais rápido”.


Assim, a tarefa deixa de ser chata e se torna uma continuação da brincadeira. Lembre-se de não guardar as coisas de qualquer jeito, guardar não é empilhar, nem embolar tudo e colocar num canto, não ensine errado para seu bebê.


Uma dica importante: mantenha os brinquedos guardados ao alcance das crianças, nunca em prateleiras muito altas e distantes. Isso evita acidentes, facilita a arrumação e estimula a independência dos pequenos.




Crie uma rotina!


Rotinas são essenciais para os pequenos!


Crie uma rotina ao explicar que todos os dias, depois da brincadeira, vem a hora de guardar os brinquedos ou que após retirar algo do armário, roupa ou sapato, eles devem colocá-los de volta.


Não se esqueça de explicar o motivo de toda a arrumação e destaque as vantagens de ter um quarto organizado, como a facilidade em encontrar aquilo que se deseja.


Além disso, motive as crianças quando as regras são cumpridas e sempre chame a atenção de seu filho cada vez que uma regra é quebrada!


Os pequenos podem ser muito resistentes à organização, por isso, é importante valorizar as tarefas realizadas e motivá-los.


Não desista nunca!


Não desista nunca mesmo!

As crianças são brincalhonas na mesma proporção que são teimosas. Então, provavelmente não será na primeira tentativa que o sucesso surgirá, mas vale continuar insistindo, pois toda a família sairá ganhando!


É algo importante ensinar isto aos pequenos, pois refletirá em suas ações no futuro!



quarto de criança dicas


#criança #crianças #dicas #vivencias

1 visualização0 comentário