• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Higiene para bebês: Conheça os itens essenciais


higiene para bebês

Sabemos que um bebê tem inúmeras necessidades especiais e entre os incontáveis itens necessários para seu bem-estar, estão os produtos específicos de higiene para bebês, que não podem, de forma alguma, ficar fora da sua lista de compras. Quando pensamos na higiene para bebês, imediatamente pensamos em banheiras, sabonetes, escova de dente, itens necessários tanto para a saúde bucal, quanto para fornecer um banho adequado para seu pequeno.


No entanto, esses não são os únicos itens essenciais que seu bebê utilizará nesses primeiros meses de vida. Além de produtos para banho e de higiene bucal, seu pequeno precisará de itens de higiene pessoal e por aí vai.


Pensar em todos esses detalhes pode ser bem difícil no começo e, por isso, separamos aqui uma lista com todos os itens essenciais para a higiene do seu filho que não podem faltar na hora de montar um enxoval.



Higiene para bebês



Higiene bucal


A higiene oral do seu bebê começa muito antes de nascerem os primeiros dentes. Isso mesmo. Você pode utilizar panos macios ou uma gaze umedecida em água filtrada para limpar os resíduos de leite, ou qualquer outro alimento que ele tenha ingerido, e de forma delicada limpar as bochechas, gengiva e a língua. No entanto, a partir dos seis meses, costumam surgir os primeiros dentinhos e aí a rotina de limpeza muda um pouco e novos itens aparecem na lista: dedeiras tornam-se essenciais. Além disso, o nascimento dos dentinhos pode ser muito incômodo para os pequenos, então, incluir uma pomada para aliviar a dor em sua lista, é uma boa ideia; esses produtos são aplicados diretamente na gengiva durante o dia. Ainda, por mais que não seja um item de higiene, o mordedor é um produto importante nessa fase do bebê, já que ele pode ajudar a aliviar as dores e o incomodo da dentição. A escova de dente, no entanto, aparecerá na lista, somente quando o bebê tiver cerca de 1 ano de vida. A escova deve ter as cerdas macias e, como complemento da higienização, entra na lista a pasta de dente sem flúor.





Hora do banho


O banho é um momento mágico tanto para os pais, quanto para os pequenos. Ele proporciona contato e interação entre a família e, por isso, é importante manter um ambiente aconchegante para que o bebê sinta-se à vontade, relaxe e aproveite esse momento do dia. O primeiro produto da lista quando se trata de banhos é, obviamente, a banheira.


Na hora de escolher o modelo, é importante prestar atenção ao tamanho do produto em relação ao box da casa, lembrando que outros itens ocuparão espaço e você precisará fazer algumas manobras para dar banho em se bebê.


Existem modelos com ou sem pé e isso fica a critério dos pais; a vantagem da banheira com suporte é que você não precisará ficar agachado ou sentado no chão enquanto banha seu pequeno. A recomendação mais importante, no entanto, é escolher um modelo que seja antiderrapante, tanto dentro quanto fora. Isso evita que a banheira escorregue caso a criança fique em pé ou muito agitada e, consequentemente, evita acidentes. Existe ainda a opção do ofurô, muito indicado para ajudar o bebê a relaxar e, até mesmo, aliviar cólicas. Outros itens utilizados para o momento do banho são o termômetro e a rede de banho, que podem facilitar esse processo, no entanto, fica a critério dos pais decidirem se eles são ou não importantes.


banho do bebê

O termômetro te auxilia a medir com precisão a temperatura da água, evitando queimaduras e a redinha serve como um apoio para as costas do bebê, deixando-o mais firme na banheira. O sabonete líquido é mais indicado para os bebês, pois pode ser utilizado até mesmo como shampoo. Procure por produtos a base de glicerina e com fórmulas hipoalergênicas. Por último, mas muito importante, temos a toalha de banho. O recomendado é que você tenha no mínimo três, já que os bebês podem sujá-las após o banho; é importante prestar atenção à qualidade do material que deve ser macio para não arranhar a pele sensível do bebê. Existem diversos modelos infantis no mercado, inclusive, toalhas com capuz que são ideais para manter seu bebê quentinho e protegido do vento.




Higiene pessoal


1. Kit higiene: esses conjuntos são, normalmente, compostos por dois potes que comportam algodão e cotonete, uma garrafa térmica e um pote para a água e são ótimos itens para facilitar a higiene do bebê.


2. Gaze: como vimos anteriormente, a gaze é importante até mesmo para a saúde bucal do seu bebê, no entanto, ela tem outras utilidades. Até a 14ª semana de vida do bebê, mais ou menos, a gaze será utilizada para que você possa curar o umbigo da criança.


3. Fraldas descartáveis: esse é, com certeza, o produto mais importante de toda essa lista e o mais utilizado pelos papais de plantão.

Atente-se ao tamanho para evitar que haja vazamentos e também à marca para saber qual melhor se adéqua às suas necessidades; não esqueça que a pele do bebê é muito sensível e suscetível a alergias e irritações.


4. Pomadas anti-assaduras: as pomadas são importantes para evitar as assaduras e o desconforto no bebê; elas são normalmente utilizadas após o banho e durante as trocas de fralda. Converse com o pediatra sobre a melhor opção para seu filho.


5. Kit de beleza: esses kits normalmente são compostos por escova, pente e cortador de unha e são ótimos para o dia a dia. As escovas são adequadas à idade da criança e por isso, devem ter as cerdas macias e a tesoura sem ponta, serve para aparar a unha do bebê.


Cortar as unhas do bebê é importante tanto pela higiene quanto para evitar que ele se arranhe e acabe se machucando.


6. Lenços umedecidos: os lenços são mais indicados para serem utilizados em situações pontuais, como quando você está na rua e precisa trocar uma fralda ou limpar alguma sujeira que o bebê tenha feito e você não tenha acesso ao primeiro kit que mencionamos ali em cima; nesse momento, eles podem facilitar a higiene.


No entanto, no dia a dia, o mais indicado é que a limpeza seja feita apenas com água morna e algodão. Procure por produtos que tenham a composição mais suave, sem muito perfume e outros elementos químicos.




#maternidade #higiene #recémnascido #dicas #bebêrecémnascido #ENXOVAL #bebê #vivencias

17 visualizações0 comentário