
Baboobee
7 dicas para incentivar a prática da leitura nos seus pequenos

A infância é o melhor momento para brincar e se divertir. Também é a fase em que mais o ser humano está apto a aprender coisas novas. Por isso, durante esse período é muito importante inserir a prática de leitura na vida dos pequenos.
A leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo, melhora a memória, a escrita, estimula a criatividade, entre diversos outros benefícios.
Claro que isso pode ser um enorme desafio no meio de tantas opções de brincadeiras e atividades online.
Por isso, se você não sabe como fazer com que os seus filhos se deem bem com os livros veja estas 7 dicas que preparamos.
7 dicas para incentivar a prática da leitura nos seus pequenos
1. Comece a mudança por você
As crianças se espelham bastante no comportamento dos pais e adultos em geral. Portanto, a melhor forma de incentivá-las a ler é fazer isso junto com elas.
Quando os pais já possuem o hábito da leitura é mais fácil que a criança venha a se interessar por isso também. O bom é que você faz um bem para você enquanto estimula seu filho a se tornar um leitor.
Experimente também sair com ele para uma livraria, uma feira de livros ou uma biblioteca para passar o dia. Mesmo que ele não demonstre interesse no início a rotina pode fazer com que ele se adapte cada vez mais a este ambiente.
Lembre-se que faz toda a diferença que você participe desse momento e fique junto com ele nesse momento da leitura.

2. Crie o hábito de contar histórias para os seus filhos
Uma das melhores formas de inserir a prática da leitura no cotidiano dos pequenos é por meio da contação de histórias. Para isso, é preciso escolher cuidadosamente uma história que seja interessante e que passe uma mensagem interessante para eles.
Esse tipo de atividade é muito útil para estimular a imaginação dos pequenos e também o seu espírito crítico. A contação de histórias também estimula a expressão oral e corporal, especialmente se você incentivar a representação dos diálogos entre os personagens.
Fora todos esses benefícios a leitura para as crianças ainda fortalece a sua relação e vínculo afetivo com elas.
Uma boa forma de inserir essa atividade na rotina é começar a contar as histórias antes das crianças dormirem. Lembre-se de parar sempre em um momento de clímax para que elas fiquem curiosas e tenham vontade de continuar a ouvir no dia seguinte.
3. Associe a leitura a momentos agradáveis
Nada melhor do que parar todas as atividades para relaxar lendo um livro que nos interessa muito. Para as crianças também é assim. É preciso criar um ambiente agradável para que elas se sintam bem enquanto estão com os livros.
Por isso, de nada adianta querer que a criança sinta vontade de ler em um lugar muito barulhento ou com muitas outras coisas acontecendo. O ideal é levá-la para um parque ou um lugar mais calmo e separar um momento do dia para a hora da leitura.
Você pode também levar as crianças para fazerem um piquenique, por exemplo, e levar os livros para ser uma das atividades durante o passeio.
4. Converse com as crianças sobre os livros
Outra tarefa importante para tornar as crianças bons leitores é inserir os livros nas conversas com elas. Você pode fazer isso puxando conversa sobre um livro que a criança acabou de ler. Pergunte o que ela achou da história, do personagem que mais gostou e o que achou do final.
Quando você for o contador organize, depois de terminar a história, uma sessão de conversa sobre o que acabou de contar.
Esse tipo de atividade ajuda a criança a se sentir mais encantada pelo mundo dos livros e ainda estimula a sua capacidade de compressão e crítica.

5. Transforme a leitura em uma atividade lúdica
Para variar um pouco é legal também inserir outras atividades durante ou após a leitura. Uma ideia é contar alguma história utilizando objetos como personagens.
Você pode tanto inventar uma história como contar a de um livro usando os objetos para criar uma espécie de teatrinho. O mais legal ainda é estimular as crianças a também fazerem isso.
Outra atividade interessante é estimular a produção de desenhos sobre o livro. Depois que a criança ler ou ouvir a história peça para ela criar desenhos dos personagens, do lugar onde se passa a história e do que mais for interessante.
Quanto mais crianças puderem participar, mais rica será a atividade.
6. Dê livros de presente
Se você vai presentear a criança pelo seu aniversário, por exemplo, opte por dar um livro a ela. Uma ideia é levá-la até uma livraria e dar algumas opções para que ela possa escolher.
É importante respeitar o gosto da criança pois esta é uma forma de mantê-la estimulada. Conforme ela for adquirindo o hábito você pode presenteá-la com outros livros que você tenha interesse que ela leia.
Não se esqueça também de ter um espaço exclusivo dedicado aos livros dentro de casa. O ideal é que eles fiquem sempre próximos da criança portanto invista em prateleiras e estantes baixinhas. Você pode também guardá-los em um baú divertido.
Certamente, as crianças irão adorar.
7. Quanto mais cedo melhor
A melhor forma de inserir o hábito de leitura é começar desde cedo. Por isso, é legal você começar a colocar estas ideias em prática o quanto antes. Mesmo quando a criança ainda é pequena o simples fato de ter livros pela casa já é um estímulo.
Existem ainda as versões específicas para crianças bebês, outras para crianças ainda não alfabetizadas e outras para os que já sabem ler.
É importante observar qual é a faixa etária indicada do livro e apresentá-los para os pequenos o quanto antes.
Não faça com que a leitura seja uma atividade forçada, mas sim que seja um momento prazeroso e divertido. Assim há grandes chances de tornar a prática da leitura uma realidade na vida deles.
Existem diversas formas de estimular a leitura e ela pode ser útil tanto como atividade individual quanto para ser realizada com outras crianças e adultos.
O importante é inserir esse hábito na rotina e tornar os livros os melhores amigos dos pequenos!
#leitura #educação #desenvolvimento #dicas #desenvolvimentocognitivo #vivencias