• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Lancheira Escolar: 6 dicas para manter a do seu filho sempre saudável


O ano escolar está começando e, com ele, vêm as preocupações: materiais, horários, roupas e, claro, a alimentação dos pequenos e a preparação da lancheira escolar.


Com a rotina atribulada e a correria com tantos afazeres que os filhos demandam, nem sempre conseguimos ter um momento para pensar no cardápio semanal deles.


Mas, acredite, é possível manter os lanches dos pequenos em dia e com uma alimentação bastante equilibrada, seguindo algumas dicas.


Então, saiba agora mesmo como preparar uma lancheira saudável e veja 6 dicas para mantê-la sempre saudável!



lancheira escolar


Tenha uma lancheira escolar térmica


As lancheiras escolar térmicas são grandes aliadas, pois, além de manter a temperatura dos alimentos, elas costumam ser mais resistentes.


Fora o fato de que você pode fazer um suco natural, colocar iogurte ou outra bebida láctea que precise ser refrigerada, sem se preocupar se aquele alimento irá estragar ou ficar desagradável ao paladar do seu filho ao longo do dia.


E isso vale também para as frutinhas. Agora no verão, elas estão entre os lanches preferidos dos pequenos. Nada como uma fruta bem refrescante para animá-los enquanto estão longe de casa.


Por fim, as lancheiras escolar térmicas permitem que você tenha mais opções de lanches, pois sabe que eles ainda estarão em boas condições quando seu filho for se alimentar.




Faça combinações de grupos alimentares


Mesmo os lanches dos pequenos não podem ser carentes de nutrientes e precisam oferecer tudo aquilo que eles necessitam nessa fase da vida. A tática é elaborar a lancheira escolar de forma que ela cumpra três grupos alimentares: proteínas, carboidratos e frutas ou verduras.


Por isso, quando for preparar a lancheira e se sentir perdido em relação ao que seu filho deve, de fato, levar à escolinha para lanchar, lembre-se desses três grupos e faça combinações.


Um sanduíche de frango com tomate, por exemplo, contempla as três modalidades, percebe? Também, nos dias mais corridos, pode separar pedacinhos de queijo branco, tomate cereja e biscoitos integrais. São alimentos já prontos, você só precisa separar em potes.




Fique atento ao que seu filho gosta


A criança irá comer aquilo que lhe agrada. Então, perceba o que ela gosta de comer no dia a dia e prepare a lancheira escolar tendo em mente as preferências dela.


Selecione as frutas preferidas, os biscoitos que seu filho mais tem vontade de comer e as verdurinhas que ele não costuma rejeitar.


E, também, não precisa ter medo de, vez ou outra, levar algo menos saudável. Uma vez na semana, você pode surpreendê-lo com um bolo de chocolate, um bombom, uma paçoca ou um doce de fruta.


Inclusive, há hoje no mercado opções gostosas e saudáveis que parecem alimentos condenados, como os chips de queijo ou de batata doce, pipocas prontas e frutas desidratadas. Você encontra opções de diversas marcas e, também, em lojas de alimentos naturais.


Dica: há frutas desidratadas que, até mesmo, parecem balas, como o melão, o abacaxi e a ameixa. São deliciosas e saudáveis, e o melhor: seu pequeno vai adorar!





Mantenha a boa alimentação em casa


A lancheira escolar deve ser o reflexo daquilo que a criança costuma comer em casa.


Se, no dia a dia ou no fim de semana, os pais costumam “meter o pé na jaca”, a criança não irá se familiarizar com o lanche mais saudável na escola e vai sentir falta da alimentação com a qual está acostumada.


Portanto, nas férias, nos fins de semana e, até na casa dos avós, procure manter os lanchinhos próximos daquilo que pretende elaborar quando as aulas começarem.


É claro que, de vez em quando, pode comer um sorvete, um cachorro quente, mas devem ser levados como exceção e se manter uma rotina, caso queira que a criança mantenha uma alimentação equilibrada.





Costume variar e organize a agenda de lanches do seu filho


As crianças enjoam e cansam muito facilmente. Por isso, costume variar os lanches que ela leva para a escola. Faça feira toda semana e diversifique as frutas que você compra, evitando comprar sempre as mesmas.


É claro que todos temos as nossas preferidas, mas tente, a cada semana, inserir uma ou duas frutas diferentes no carrinho.


Também diversifique os sabores e os tipos de biscoitos e, ainda, o recheio dos sanduíches. Um dia leva de atum, no outro, de frango, por exemplo.


E, para os pais e as mães mais atarefados, é interessante separar um momento do seu sábado ou domingo para a elaboração um cardápio, já definindo o que a criança irá lanchar em cada dia da semana.


São alguns minutinhos que você demanda para se organizar e já ter pré-definida a alimentação do seu filho.


Assim, você consegue pensar com muito mais calma e atenção nos nutrientes, na variedade dos lanches e, até mesmo, no que precisa comprar no mercado para manter a lancheira sempre saudável.


Com isso, na correria do dia a dia, você não se perde nem se vê preocupado em manter uma boa lancheira escolar, com tudo aquilo que o pequeno precisa, já que está tudo organizado e definido.


Você ganha tempo e o seu filho come um lanche que ele gosta e com todos os nutrientes que necessita!





Se prepare sempre


Outra dica para quem quer ganhar tempo. Separe um dia da semana para já realizar algumas tarefas ou preparar os lanches que levam mais tempo.


Por exemplo, tenha sempre as verduras e frutas lavadas e preparadas para só colocar nos potinhos.


Patês também são muito bem-vindos. Você pode fazer um ou dois por semana e deixar reservado na geladeira para, no dia determinado, apenas ter a tarefa de passar no pãozinho.


Já pensou, na correria do dia a dia, além de montar a lancheira, ter que bater tudo no mixer, processador ou liquidificador?


Além do trabalho, é mais sujeira e menos tempo que você tem para as outras tarefas. E as castanhas e as frutas desidratadas também já podem ficar separadinhas nos saquinhos e potes.






Gostou do conteúdo?

Somos uma loja de roupas e acessórios de prematuros a 3 anos.


Estamos no mercado desde 2015, atendendo mamães e papais com muita satisfação. Quer conhecer mais? Então acesse nosso site e confira!



#mamaes #bebês #infantil #itbaby #dicas #crianças #cuidados #criança #vivencias

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo