• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Maquiagem: qual o momento ideal para apresentar esse mundo para a minha filha?



No universo feminino é comum o interesse por moda, acessórios e maquiagem. E esse interesse se manifesta desde a fase infantil, quando as meninas começam a querer usar os sapatos de salto alto da mãe, as roupas, as jóias e as maquiagens.


Atualmente, está cada vez mais comum vermos meninas pequenas já maquiadas, impulsionadas principalmente pela onda de blogueiras que ensinam o passo a passo em vídeos divertidos.


Apesar de deixar a criança feliz, até que ponto a imersão no mundo da maquiagem pode prejudicá-la?


Essa é a pergunta que muitas mães fazem na hora de decidir se deixam ou não que as meninas usem aquele batom tão sonhado, aquela sombra colorida, entre outros produtos.


Muitos pais acabam proibindo qualquer tipo e iniciação nesse universo, por medo de que a filha cresça “rápido demais” e deixe a infância muito cedo. A maquiagem está atrelada à fase adulta e essa iniciação prematura gera medo para os pais.


Apesar de ser preocupante e muitas vezes desagradável para eles, esse é um momento normal e bastante natural de acontecer entre as crianças. A descoberta faz parte da infância, uma vez que esse é o momento em que os instintos são aflorados e os gostos demonstrados pelos interesses.


É preciso que os pais acompanhem de perto esse período, tanto para conhecerem a personalidade dos seus filhos, como para auxiliá-los e protegê-los.


No caso da maquiagem, a supervisão dos adultos é fundamental para que nenhum acidente aconteça e para que o uso demasiado não prejudique a saúde e a pele da criança.





O que diz a Anvisa?


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão que regulamenta e dá diretrizes para o uso de cosméticos para as crianças.


Existe uma consulta pública com regras para 33 cosméticos infantis, destinados ao público de 0 a 12 anos, datada de 2012, onde é liberada a entrada de desodorantes e sombras neste segmento do mercado.


Segundo essa normatização, a sombra, assim como o batom e o brilho labial, poderão ser usados por crianças a partir de 3 anos, desde que aplicados e supervisionados por um adulto.


A partir dos 5 anos, a própria criança poderá manipular os produtos, mas ainda com supervisão do responsável.


Além disso, todos os rótulos de produtos cosméticos devem conter bem especificados os testes feitos com os produtos para avaliação da toxicidade e a comprovação de ausência de irritabilidade para a pele da criança.




Como pensar?


Como já mencionado, o interesse e a vontade de iniciar no mundo da maquiagem é algo totalmente comum entre a infância e a adolescência. Os pais precisam pensar da mesma forma de quando eram adolescentes.


Quando seus pais ou responsáveis lhe impediam de fazer alguma coisa, vocês ficam bravos? Com certeza a resposta é sim!


Quanto mais proibições, broncas e impedimentos você impor para seus filhos, mais vontade eles terão de colocar aquilo em prática. Porém, por ser escondido e sem a sua supervisão e apoio, será da maneira errada.


Sua filha pode pegar sua maquiagem e passa-la errada, podendo provocar um problema sério de saúde.


É preciso compreender que nenhuma criança e adolescente são iguais aos outros. Algumas meninas se interessam mais precocemente por maquiagem do que as outras, e isso é totalmente normal.


Da mesma forma que meninos também podem demonstrar esse interesse e a repressão nesse caso só torna essa experiência traumática para a criança ou para o adolescente.


A fase de descobertas deve ser amparada pelos adultos e não reprimida. É preciso utilizar a sua expertise e os seus conhecimentos para orientá-los de forma saudável.


A partir do momento em que as crianças passam a usar a maquiagem em exagero e deixar outras atividades e brincadeiras de lado, é o momento de intervir. Tudo que é demasiado, é negativo, principalmente nesse assunto.


O uso excesso de maquiagem, até mesmo para adultos, pode danificar a nossa pele, mesmo que a limpe todos os dias. Existe limite para tudo e esse é o momento de saber qual será o seu!



Qual é a idade certa?


Por conta da adolescência ser a fase onde tais descobertas são mais fortes e presentes, esse é o momento em que as meninas mais se interessam por maquiagem. É o momento de se sentir mais bonita, de impressionar aquele menino, de compartilhar dicas com as amigas.


Tomando isso como base, dermatologistas e especialistas em maquiagem recomendam que o uso mais intensivo de maquiagem deve iniciar-se a partir dos 15 anos.


Isso porque a pele antes dessa faixa etária ainda é muito sensível para determinados produtos mais “pesados” como base, pó compacto, corretivo, entre outros, que podem vir a danificar a pele que ainda é muito frágil.


Apesar disso, meninas mais novas podem manusear e usar alguns produtinhos a partir do 3 anos de idade, como gloss, por exemplo. Entre os 3 até os 15 anos, os produtos usados devem ser específicos para a faixa etária e anti alérgicos.


Sempre compre maquiagem infantil, pois além de não agredir a pele da criança ela sai facilmente com água e sem necessidade de demaquilantes e produtos que podem vir a causar irritações.


Esses produtos específicos para crianças são facilmente encontrados em lojas especializadas em produtos de beleza.


Caso a sua filha já tenha atingido os tão sonhados 15 anos, vale iniciá-la, se ela se interessar, em um curso de automaquiagem. Assim, ela poderá aprender de fato como usar cada produto, como eles devem ser manuseados, a quantidade ideal, os procedimentos para evitar prejuízos para a pele, como limpar a pele corretamente, entre outros ensinamentos importantes.


Blogs e assistir algumas YouTubers também podem ajudam bastante.


É importante ensinar para a sua filha que maquiagem é de acordo com a ocasião e hora do dia.


Ir para a escola com batom vermelho, pele completa, sombra e cílios postiços, não vai soar bem para as professoras, diretora e para os próprios colegas! Deixe claro que esse tipo de produção é própria para uma festa ou para sair durante a noite.


O bom senso deve ser ensinado!



#fashion #educação #Estilo #dicas #maquiagem #cuidados #vivencias

28 visualizações0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee