• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Música para bebês: Uma ótima opção para acalmar e relaxar


Você sabia que a audição é o primeiro sentido que o seu bebê desenvolve? Por isso, a música para bebês pode ser um ótimo calmante para os pequenos, pois além de um estímulo externo, ela também favorece o desenvolvimento físico e psicológico do seu pequeno.



música para bebês


Música para bebês



Benefícios da música para relaxar


Com apenas três meses de gestação, ainda na sua barriga, o seu bebê já possui a capacidade de ouvir.


Com dois meses de vida, ele já consegue perceber ritmos. Com seis meses de vida, ele é capaz de reconhecer e diferenciar as melodias. Incrível, não é?


Existem muitas pesquisas sobre o assunto e todas revelam a importância da música no desenvolvimento infantil.


Ela é um grande potencializador, que poderá auxiliar no desenvolvimento de diversas qualidades úteis ao longo da vida. Alguns dos benefícios que a música traz aos bebês são:





Aumento da memória, foco e atenção


Quando as crianças ouvem a letra e a melodia de uma música, elas desenvolvem a capacidade de aprender, memorizar e reproduzir o que ouviram em sua mente. Isso, além de divertido, estimula e potencializa o desenvolvimento da memória.




Desenvolvimento intelectual


A música relaxante pode favorecer o desenvolvimento intelectual do bebê, isso acontece pois esse tipo de atividade estimula uma intensa atividade neural.


A música é o estímulo que mais ativa o cérebro humano, assim, a exposição dos pequenos, principalmente nos primeiros meses de vida, estimula o desenvolvimento intelectual ao longo da vida.







Auxilia na expressão


A capacidade de se expressar corporalmente se desenvolve, em grande parte, devido aos estímulos musicais.


Cantar uma música, por exemplo, pode tornar-se muito mais fácil quando o ritmo já é conhecido e, por isso, as crianças desenvolvem a capacidade de repetir frases e expressões complexas que, normalmente, não conheceria.





É um ótimo calmante natural


A música tem a excelente capacidade de deixar as crianças, significativamente, relaxadas.


O que, obviamente, reduz os níveis de estresse e ainda pode ajudá-las a lidar melhor com frustrações que costumam surgir conforme o crescimento, fazendo com que elas amadureçam da melhor forma.




música para bebês e crianças


Qual a importância da criança manter-se relaxada?


A música como relaxante para as crianças é de extrema importância, pois ela auxilia no desenvolvimento linguístico, o que permite que suas conexões neurais, presentes no campo da linguagem, se desenvolvam da melhor forma.


Além disso, a música possui outras qualidades que influenciam fortemente (e positivamente) no desenvolvimento infantil. São elas:





Criatividade e imaginação


As músicas feitas para deixar as crianças mais relaxadas, possibilitam que os pequenos desenvolvam e conheçam o seu “eu interior”, isso desperta, consequentemente, habilidades como o desenho e a pintura.


Mas, muito além disso, quando o bebê passa a reconhecer os padrões rítmicos, estimula a área criativa do cérebro, que permite que ele desenvolva suas habilidades de imaginação, o que é importante para que a criança se descubra.




Solução de problemas


O estímulo produzido pela música, tanto externo quanto interno, incentiva a capacidade da criança de encontrar soluções para problemas que envolvam raciocínio e lógica, como matemática, por exemplo.


Com isso em mente, quando o ensino musical é acrescentado a essa conta, os efeitos estimulantes, consequentemente, aumentam.


Isso acontece porque a capacidade de entender a duração de uma nota dentro de uma partitura ativa, diretamente, a região do cérebro que é responsável por solucionar problemas.





Estimula a sociabilidade


A música possibilita que o seu filho socialize tanto com outras crianças, como também com adultos.


Isso permite que ele tenha oportunidades de se desenvolver em sociedade, estimulando suas habilidades sociais de fala, interação e expressão.





Controle sob os sentimentos


A música provoca emoções em qualquer ser humano, isso significa que pode deixar o seu bebê mais agitado ou mais calmo, dependendo das circunstâncias, melodia e até mesmo da letra.


Músicas alegres podem ajudar seu bebê a passar por momentos de estresse ou tristeza, por exemplo.





Quando posso apresentar a música para meu filho?


A música é uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento do ser humano e, por isso, não deve ser deixada de lado e precisa ser apresentada ainda cedo para o seu bebê.




Ainda no ventre


Como dissemos anteriormente, a audição é o primeiro sentido a se desenvolver durante a gestação. Por isso, é ideal que a mamãe (ou o papai) coloque músicas suaves para o bebê escutar enquanto ainda está na barriga.


Ela estimula a frequência cardíaca do bebê e possibilita que ele reaja às emoções, da mesma forma que acontece com um adulto. Além disso, a música estimula a produção de endorfina na futura mamãe, o hormônio da felicidade.





Após o nascimento


Os pais podem, desde cedo, cantar músicas relaxantes para seus bebês, isso possibilita que a criança tenha a capacidade de reconhecer a voz da mãe e também as melodias que ela cantava.


Isso deixa o bebê mais confortável e seguro.




Durante o desenvolvimento


Quando os pais incentivam a educação musical nas crianças, os benefícios são triplicados. No entanto, é importante lembrar que tudo deve ser adequado à idade e também ao interesse da criança.


Não adianta forçar o seu filho a tocar um instrumento que ele não gosta, pois isso ode causar o efeito contrário: ao invés de relaxar, o seu filho pode ficar estressado e até mesmo deixar de gostar de música.





Bônus: músicas para acalmar e relaxar o seu bebê


Não existe uma regra e um padrão de música para o seu bebê ouvir.


Esqueça a ideia de que apenas músicas infantis são adequadas para eles, quanto mais variedade, melhor, pois o cérebro estimula uma quantidade maior de conexões neurais.

No entanto, tenha em mente que as letras devem ser adequadas à sua idade e que músicas agitadas não irão deixá-lo calmo.


Quando a intenção for deixá-los relaxados, as músicas devem ter um ritmo mais lento e serem tocadas em um volume mais baixo. Nós, da Baboobee, separamos quatro músicas que podem ser úteis nesse caso, confira:



Aquarela Um clássico de Toquinho, que estimula, de forma tranquila, a imaginação do seu pequeno.


Para você guardei o amor Além de ser uma linda declaração do amor que você sente por seu bebê, essa música, do Nando Reis, é ideal para acalmar o seu bebê.




My Little Girl Jack Johnson é famoso por suas músicas calmas e aconchegantes e, por isso, essa melodia oferece toda a calma e o conforto necessários para o seu pequeno – ou pequena!




Imagine Um clássico para apresentar logo cedo ao seu filho. Com um ritmo suave e repleta de boas mensagens, essa música deixará o seu bebê totalmente relaxado.





Agora que você conhece os benefícios da música para relaxar o seu bebê, não deixe de motivá-los ainda cedo a conhecer essa arte.






#desenvolvimento #música #dicas #bebêrecémnascido #soninhodobebê #bebê #desenvolvimentocognitivo #vivencias

21 visualizações0 comentário