• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

O que você precisa saber sobre dentes de leite


dentes de leite
Dúvidas sobre o assunto? respondemos algumas perguntas comuns sobre dentes de leite para você entender melhor como eles funcionam e como cuidar deles.


Toda criança passa pela fase do nascimento dos dentes de leite, a característica janelinha ao abrirem um sorriso, é comum na fase anterior dos dentes permanentes.


Como muitos pais têm dúvidas sobre o assunto, respondemos algumas perguntas comuns sobre dente de leite para você entender melhor como eles funcionam e como cuidar deles direitinho.




Para que serve o dente de leite?


A função dos dentes de leite é provisória, eles facilitam a alimentação e a digestão, ajudando a triturar os alimentos, e também colaboram no preparo da musculatura do maxilar para que os dentes permanentes nasçam.



Porque ele recebe esse nome?


O nome técnico da primeira dentição que temos é dentes decíduos, dente de leite é o nome popular, cuja origem está relacionada à cor desses dentes, que são mais branquinhos, além da textura que também lembra leite.


Além disso, há o fato de que a dentição temporária é uma característica específica dos mamíferos, seres que mamam ao nascer.




Quando os dentes de leite aparecem?


A formação do dente de leite se dá mais ou menos na sexta semana de gestação. Já seu nascimento demora um pouco mais, começando a partir do quarto mês de vida do bebê.


Quando os dentes começam a aparecer, é normal a criança sentir a gengiva coçar bastante e ficar irritadiça.



dentes de leite

O que faz os dentes de leite caírem?


De forma resumida, os dentes de leite caem porque os permanentes estão nascendo. Conforme crescem, os dentes permanentes começam a corroer e diminuir a raiz da dentição provisória.


Assim, os dentes de leite vão ficando molinhos e depois caem para dar lugar aos novos dentes.



É recomendado arrancar dente de leite?


Os especialistas não recomendam arrancar dente de leite, com métodos como comer maçã ou amarrar o dente com uma linha na maçaneta da porta.


Segundo eles, esses artifícios podem ser agressivos e machucar a gengiva, resultando em danos ao ciclo natural dos dentinhos.



Quais os cuidados com os dentes de leite?


Não é só porque os dentes são provisórios que eles não precisam de cuidados especiais. A saúde bucal afeta de forma direta a saúde sistêmica das crianças. Inclusive, durante a troca de dentes, os pequenos ficam mais vulneráveis a cáries e bactérias, por isso é preciso dar atenção especial à higiene bucal.


A escovação correta após cada refeição, junto com o uso do fio dental devem ser estimulados. Procure um dentista de confiança para te orientar sobre como ensinar seu filho.


crianças escovando os dentes


O que fazer com um dente de leite depois que ele cai?


Algumas mães fazem colares com os dentinhos. Há também a tradição da criança colocar o dente embaixo do travesseiro para que a “fada do dente” leve o dente embora e deixe dinheiro, o estimula a imaginação dos pequenos, evita o medo relacionado aos dentes e ao dentista, além de aproximar os pais dos filhos.


Outra opção é armazenar o dente em um laboratório, já que os dentes de leite possuem células-tronco que podem ser utilizadas no futuro para procedimentos de regeneração de tecidos.



Gostou? Então compartilha 😉




#infantil #dentes #dicas #bebê #vivencias

6 visualizações0 comentário