• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Como uma boa noite de sono pode influenciar no desenvolvimento infantil?


a importância do sono no desenvolvimento do bebê

Só quem tem a responsabilidade de criar e formar uma criança sabe quantos detalhes são fundamentais nesse processo.


Durante a infância, existem muitas coisas que podem impactar no desenvolvimento e, portanto, os pais devem ficar atentos a elas. Uma delas é o sono!

No artigo de hoje, vamos explicar a importância de garantir que as crianças durmam bem e isso inclui a quantidade de horas necessárias para cada faixa-etária e também a qualidade desse sono, ou seja, a tranquilidade do ambiente para que ele seja ininterrupto.





Sono x aprendizado infantil


Um dos motivos pelos quais você precisa garantir que seu filho durma bem é para potencializar tudo aquilo que ele aprende. Sejam as lições ensinadas na escola ou aquilo que ele apreende pela sua própria experiência e pelas orientações da família.


Estudos já comprovaram que é enquanto a criança está dormindo que os seus aprendizados são solidificados.

Por isso, pode-se dizer que é durante o sono que os pequenos aprendem efetivamente a falar, engatinhar, andar, pedir para ir ao banheiro, comer sozinhos e todas as outras atividades que vêm com o tempo.


Enquanto o corpo está em repouso, podemos dizer que o cérebro “organiza” as memórias e fixa as mais importantes. Isso acontece com os aprendizados do dia, permitindo que a criança os assimile e incorpore-os à sua rotina.


Por consequência, uma criança que dorme bem, aprende melhor e mais rápido do que aquelas que têm um sono desregulado.





Crescimento físico


O sono também exerce um papel fundamental no desenvolvimento do corpo em si. Durante o sono profundo, período que tem início cerca de 90 minutos depois que a criança pegou no sono, acontece a liberação do hormônio GH. Ele é responsável por nada menos do que o crescimento e fortalecimento de todos os músculos do corpo.



bebê dormindo

E isso explica a importância de que o sono seja ininterrupto. É preciso que a criança esteja dormindo sem acordar por cerca de uma hora e meia para que esse hormônio entre em ação.


E se ela for despertada enquanto ele está atuando, o seu trabalho também pode ficar comprometido.




Outra função do hormônio GH é sintetizar as moléculas de gordura. Consequentemente, uma criança que não dorme bem, além de ser mais propensa a ter distúrbios de crescimento, também se torna mais susceptível a se tornar obesa.





Garantia de energia


Muito se fala sobre o quanto uma boa noite de sono faz a diferença para a produtividade no dia seguinte.


Mas você sabe os motivos pelos quais isso é verdade? Simples: ao dormir por menos horas do que seria o adequado, a criança sofre uma redução de glicose na corrente sanguínea. Na prática, isso significa que a principal fonte de energia utilizada pelas células se torna menos disponível.


Portanto, no dia seguinte, a criança se sente menos disposta a realizar as atividades que são importantes para o seu desenvolvimento.


E por falar em glicose, a privação de sono também ajuda a fazer com que as células se tornem resistentes à insulina, um fator de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2.





Manutenção do sistema imunológico


Muitos pais relatam que quando seus filhos começam a frequentar a escola, passam a ficar doentes com frequência. Isso acontece porque eles automaticamente estão mais expostos a vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.


Você sabia que se o seu filho não dormir bem esse problema pode ser agravado? A privação de sono é responsável por reduzir os níveis de células T, Cd4 e Cd8, componentes que estão diretamente ligados à defesa do organismo, porque são seus principais agentes.


Com um sistema imunológico frágil, a criança vai ficar doente com mais frequência e ter que se afastar de suas atividades normais, como escola e prática de esportes.



bebê recém-nascido dormindo


Quantas horas por dia meu filho precisa dormir?


Em cada faixa-etária, a criança tem características e necessidades diferentes e isso também influencia na quantidade de horas que ela precisa dormir. Você pode seguir a seguinte lógica:

  1. Do nascimento aos três meses de idade: de 15 a 18 horas de sono por dia, que se distribuem ao longo das 24 horas;

  2. De três a seis meses de idade: de 14 a 15 horas de sono por dia, dessas, é preciso que de 4 a 6 sejam no período da noite;

  3. De seis meses a um ano de idade: de 13 a 14 horas de sono por dia, dessas, pelo menos 6 precisam ser no período da noite e as demais distribuídas em dois cochilos;

  4. De um a dois anos de idade: cerca de 13 horas de sono por dia, sendo 8 horas durante a noite;

  5. De dois a cinco anos de idade: são recomendadas de 10 a 12 horas de sono por dia, sendo 8 delas no período da noite e as demais em um cochilo.




Como garantir uma boa qualidade de sono para a criança?



Os pais precisam ajudar os filhos a terem um sono de qualidade, para garantir o seu desenvolvimento. Algumas dicas podem ajudar:


* Crie uma rotina em casa, para que a criança se acostume a ir dormir sempre no mesmo horário. Isso vai ajudá-la a aprender a dormir sozinha quando chegar o momento;


* A última refeição do dia precisa ser nutritiva, mas ao mesmo tempo leve, caso contrário, a digestão vai atrapalhar o sono;


* Entre uma e duas horas antes do momento de dormir, comece a reduzir todos os estímulos: baixe a intensidade das luzes, desligue a televisão, não permita que a criança fique com nenhuma tela. Leia um livro para ajudá-la a relaxar;


* O ambiente em que a criança dorme precisa ser confortável, limpo, organizado, com roupa de cama apropriada para o clima e, é claro, baixa luminosidade;


* Garanta que a criança tenha roupas confortáveis para dormir, sem costuras incômodas, com tecidos naturais que deixem a pele respirar e que tenham o tamanho adequado.




Para crianças de zero a três anos, a Baboobee pode ajudar nessa última dica! Confira nossa linha de roupas infantis extremamente confortáveis para vestir os pequenos dia e noite!


#metorneimamãe #desenvolvimento #sono #dicas #soninhodobebê #cuidados #soninho

18 visualizações0 comentário