• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

O universo das cores na infância



Já reparou como seu bebê fica contente na presença de imagens coloridas? E também como as crianças adoram fazer desenhos cheios de cores? Isso não é à toa! As cores no mundo infantil são essenciais para o desenvolvimento das capacidades motora e cognitiva, além de ajudar no raciocínio, na fala e na audição.


Estamos em contato com as cores desde o início da vida. Pesquisas apontam que os bebês conseguem reconhecer cores a partir dos 3 meses de idade, principalmente as cores de alto-contraste.


À medida que a criança cresce ela começa a prestar mais atenção às outras cores. Porém, o aprendizado do nome dessas cores é um trabalho que se estende até próximo dos 3 anos de idade.





É justamente nessa idade as principais mudanças ocorrem no mundinho da criança e as cores são essenciais, já que esse estímulo pode vir de diversas maneiras, como de livros infantis, brinquedos e objetos coloridos. Por isso, use e abuse de imagens coloridas na educação e desenvolvimento de seus pequenos!


Como as cores chamam a atenção do bebê, colocar as imagens coloridas em lugares que eles podem alcançar é uma forma de estimular a percepção do bebê.


Além disso, ao utilizar chocalhos ou brinquedos com algum tipo de estímulo auditivo e que apresentam imagens coloridas, você estará estimulando a audição e a coordenação motora do seu pequeno, já que ele irá ao encontro do brinquedo.




Pedagogos afirmam que as crianças vivem em um ambiente colorido, porém precisam aprender a nomear as cores. Esse processo ajuda as crianças a desenvolverem também a fala. Relacionar as cores aos seus objetos, como o céu azul ou a maçã vermelha, é um bom jeito de estimular a criança a falar.


Como as cores chamam a atenção dos pequenos, eles podem falar espontaneamente as cores dos objetos que encontram no seu dia-a-dia.


Você já percebeu que os desenhos das crianças apresentam várias cores e como é difícil encontrar um desenho infantil monocromático? Isso acontece porque as crianças também utilizam as cores para explorar o mundo e expressar suas emoções.



Assim, o uso de lápis de cor e giz de cera, por exemplo, pode ser um bom jeito de usar cores no mundo infantil, estimulando seu bebê ou sua criança.



Sabia que as cores também podem ajudar na alimentação do seu filho? Como as cores atraem o olhar da criança, fazer pratos coloridos, recheados de verduras e legumes de várias cores – e consequentemente vários nutrientes – pode ajudar o seu pimpolho a se interessar pela alimentação saudável.



Por isso, as cores e as imagens coloridas são extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças e dos bebês.


Na educação infantil, por exemplo, o lápis de cor, o giz de cera, a canetinha e as tintas específicas para cada idade são uma maneira da criança entrar em contato com as cores. Os livros infantis e os filmes também são um ótimo meio de proporcionar cores ao mundo infantil.


Assim, quando apresentamos o mundo das cores para nossas crianças, estamos proporcionando novas experiências marcantes para a vida deles, ainda mais quando são bebês e se deslumbram com tudo.



#bebês #cores #infantil #vivencias

18 visualizações0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee