• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Como o quadro de comportamento pode te ajudar a educar seus filhos?


Certamente você já ouviu falar sobre o quadro de comportamento, certo? Esse conhecido método se tornou famoso no Brasil depois de aparecer inúmeras vezes no programa de televisão SuperNanny, que tem o foco em auxiliar tanto na educação, como na disciplina dos filhos das famílias que fazem parte do programa.


Como o próprio nome já diz, o quadro de comportamento tem como objetivo incentivar o bom comportamento das crianças através de um reforço positivo.


O quadro de comportamento possui diferentes formatos, mas a ideia é apenas uma: conseguir organizar a rotina das crianças, em um quadro onde todos os bons comportamentos, por meio de incentivos, serão destacados através de estrelinhas, pontos, recompensas ou mesmo elogios.

É utilizado para ajudar a criança largar as fraldas, largar a chupeta, não fazer birras em momentos desnecessários, se alimentar melhor, ir dormir mais facilmente e etc.





Quadro de comportamento x incentivos


Oferecer recompensas aos filhos em troca de bons comportamentos é uma boa maneira de conseguir com que os pequenos hajam de maneira correta e educada.


Porém, devemos analisar se o quadro de comportamento funciona somente como uma recompensa, ou realmente ele pode incentivar os bons comportamentos, de uma maneira positiva?


Especialistas afirmam que existe uma diferença entre a recompensa e o quadro de comportamento. Pois o quadro de comportamento leva a construção conjunta entre a criança e os pais, ou seja, por meio de uma combinação para deixar os objetivos muito claros, de como serão os comportamentos que são esperados, e quais serão as consequências possíveis para cada uma delas.


As recompensas podem ser escolhidas aleatoriamente pelos pais, toda vez que a criança demonstrar um bom comportamento. Dessa maneira, a diferença que existe entre essas duas opções é que através do quadro de comportamento, existe uma participação efetiva da criança, já desde o início, enquanto na segunda opção não há.


O quadro de comportamento, não necessariamente precisará agir em forma de recompensas, por exemplo, os pais podem determinar a explicar o quão bom será se a criança conseguir cumprir determinada tarefa, não havendo a necessidade ativa de efetuar uma troca por isso.





Como e quando utilizar o quadro de comportamento com seus filhos?


Caso você já utilize ou ainda pretenda implementar o quadro de incentivos na educação dos seus filhos, é extremamente importante você pensar sobre qual será a melhor forma de usá-lo, fazendo com que o uso traga resultados positivos.


Por exemplo, em alguns casos, os quadros de comportamento podem ser extremamente eficientes, ajudando a estabelecer rotinas e organizando toda a vida da família. O quadro de comportamento é uma ótima opção para famílias que sentem a necessidade de um maior apoio no momento de atuar na organização da rotina de sua casa.


Uma boa dica é efetuar o processo de desenhos no quadro, fazendo todo o registro do que realmente será esperado, já desde o início, junto do acompanhamento das crianças, para a mesma conseguir sentir que já está contribuindo e assim, compreender de melhor maneira a relação que existe entre ação e consequência. Tenha certeza, essa já será uma tarefa completamente educativa.


Efetuar esse processo em família já será uma excelente maneira de estreitar os laços familiares afetivos, ouvindo o que a criança tem a dizer como ela espera e como age diante de sua rotina. Mas fique atento, pois quando o método for mal aplicado ele poderá gerar frustração, ansiedade e cobranças inadequadas e até exageradas.



Vamos dar algumas dicas de como você poderá fazer o bom uso do quadro de comportamento em sua casa. Acompanhe!



Dicas de como utilizar o quadro de comportamento


O quadro de comportamento somente será útil quando seu filho estiver disposto a realmente participar e, principalmente, a fim de colocá-lo em prática.


E caso isso venha realmente a acontecer, deixe que ele faça o quadro de uma maneira que tenha a ver com a sua personalidade, deixando ele mesmo pintar, rabiscar, desenhar, de maneira que você já tenha combinado e conversado sobre o assunto com ele.


Tire um tempo para poder dar total atenção no momento de confeccionar o seu quadro de comportamento, tenha longas conversas sobre o que vocês desejam mudar na rotina da casa.

Dê atenção a tudo o que seu filho irá dizer.


Muitas vezes deixar que somente a criança promova as alterações pode não funcionar, então os pais devem manter os registros e ao mesmo tempo se comprometer ativamente em passar tempo de qualidade com seus filhos, mesmo depois de um dia estressante de trabalho.


Quando as crianças percebem o comprometimento dos pais elas conseguem se sentir muito mais motivadas – experimente!


Entenda o quadro de comportamento como algo simbólico. Não que ele deverá necessariamente ser levado à risca, mas deverá sim ser utilizado como um estímulo ou lembrete de todas as conversas e acordos a que vocês chegaram juntos, em conjunto com toda a família.


Caso se faça necessário, volte e efetue mudanças nos registros do quadro, quando consideradas boas para a modificação de alguma estratégia.


Outro ponto importante: o quadro de comportamento não necessita ter uma duração “eterna”. Você vai perceber o prazo de validade do quadro quando ele já não for mais tão útil para as atividades diárias, ou seja, quando se tornar uma rotina todas as especificações que nele foram feitas.


O quadro de comportamento, é um registro da rotina, então não se esqueça de reservar um espaço no mesmo para aproveitarem momentos felizes, como cartinhas ou desenhos, feitos pelos próprios pequenos.


O quadro de comportamento deve ser utilizado para criar uma rotina saudável para os seus filhos, não havendo a necessidade de oferecer produtos em troca. Você pode fazer entendê-lo como uma brincadeira, não somente com troca de presentes ou dinheiro.


Esse realmente não é o objetivo do quadro de comportamento. Ele é uma boa maneira de você e seus filhos, juntos, criarem listas de como conseguem realizar suas rotinas de uma melhor maneira, e tenha certeza, com o tempo, vão surgir inúmeras ideias, sem que você precise envolver trocas de bens materiais para conseguir o que deseja.


#decoração #educação #infantil #quadrodecomportamento

6 visualizações0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee