• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Recem Nascidos: 6 cuidados que devem ser tomados com os bebês nessa fase


recem nascido

Um recem nascidos pode ser muito exigente, de modo que os primeiros dias com seu filho podem parecer uma rodada sem fim de alimentação e trocas de fralda.

No texto a seguir, você confere os cuidados básicos que seu bebê precisa durante esses primeiros dias.




6 CUIDADOS COM OS RECEM NASCIDOS



Identificando o choro


Chorar é uma das maneiras pelas quais seu bebê se comunica com você. Veja mais sobre os choro dos bebês nesse artigo.


Seus gritos são sua maneira de dizer que ele está cansado, desconfortável ou com fome. Você aprenderá rapidamente a distinguir por que seu nenê está chorando e qual a melhor forma de acalmá-lo.


Alguns bebês choram muito, outros quase nunca. Não existe uma regra.


Seu bebê pode chorar mais à noite, o que pode ser difícil, pois é provável que você esteja cansado e talvez seja mais difícil lidar com isso. Se está preocupado com o choro de seu filho ou se suspeita que ele esteja doente, procure o seu médico para esclarecer as possíveis dúvidas e eliminar quaisquer suspeitas.



recem nascido hora de dormir

Hora de dormir


Seu recem nascidos não tem noção de noite e dia, então, não adianta esperar que ele durma durante a noite e fique acordado o dia todo. Alguns recem nascidos são mais sonolentos que os outros e dormem até 20 horas, enquanto outros dormem muito menos. Mas, esses períodos de vigília podem ocorrer a qualquer momento.


Vale lembrar que, nos primeiros seis meses, seu bebê deve dormir no mesmo quarto que você, tanto à noite quanto durante o dia.




Mantendo seu bebê seguro


Embora a síndrome da morte súbita (SIDS) seja rara, existem algumas precauções simples que você pode tomar para ajudar a reduzir os riscos:

  1. Coloque sempre o seu bebê de costas no berço.

  2. Não deixe seu bebê ficar muito quente. Mantenha os cobertores dobrados acima dos ombros e a cabeça descoberta. Deixe o berço longe de fontes de energia elétrica e da luz solar direta.

  3. Use um colchão novo e firme e não utilize edredons ou travesseiros que podem facilitar uma asfixia.

  4. Não fume durante a gravidez, nem permita que alguém o faça próximo ao recém-nascido.

  5. Não compartilhe uma cama com seu bebê se estiver excessivamente cansado, tiver bebido álcool, tomado qualquer tipo de droga. Evite ainda se você ou seu parceiro fumar, ou se o seu bebê for prematuro.

  6. Nunca durma com o bebê no sofá ou em uma poltrona.



recem nascido após o banho

Banhando seu bebê


Lave principalmente o rosto, pescoço, mãos e partes íntimas do bebê – já que são as partes mais expostas a sujeiras. Certifique-se de que o cômodo onde você irá tirar a roupa do bebê esteja quente e tenha tudo o que precisa antes de começar o processo.


Lave o rosto e o pescoço do bebê com água morna, usando algodão para limpar os olhos, ao redor do nariz, a boca e as dobras no pescoço.


Não tente limpar dentro de seu nariz ou orelhas e nunca use produtos em seu rosto. Lave as mãos e certifique-se de remover qualquer resíduo de sujeira antes de tocar o recém-nascido.


Quando for levar seu bebê para o banho, envolva-o em uma toalha e limpe o rosto e qualquer sujeira que tenha no bumbum ou partes íntimas. Verifique a temperatura da água com um termômetro de banho – a água deve estar entre 36-37°.


Caso não tenha um termômetro em casa, você pode mergulhar o cotovelo na água e, caso a temperatura esteja confortável, está boa. Segure-o, ainda embrulhado em uma toalha, sobre a banheira, com as pernas do bebê entre o seu braço e o corpo apoiado ao longo de seu antebraço, com a cabeça sobre a sua mão.


Use sua mão livre para jogar a água da banheira sobre o corpo e também para aplicar o shampoo. Lave-o com água fresca e seque a cabeça, tomando cuidado com os pontos moles (moleiras).


Depois de lavar a cabeça, retire a toalha e coloque-o cuidadosamente na banheira (verificando novamente a temperatura da água). Segure-o de modo que a cabeça e as costas fiquem apoiadas no braço, com a mão segurando o braço mais distante.


Use a outra mão para lavá-lo. Não importa se o cordão ficar úmido, desde que seja seco cuidadosamente depois. Quando tiver terminado de banhá-lo, enrole-o novamente em uma toalha e envolva-o calorosamente antes de secá-lo com leves batidinhas. Nada de esfregar a toalha na pele sensível do bebê!




As primeiras fraldas


O conteúdo das primeiras fraldas do seu bebê é chamado de mecônio e pode ser um pouco surpreendente, já que as fezes ficarão pegajosas e de cor verde-escura.


Este é o resultado do seu bebê digerir líquido amniótico. A cor e a consistência das fezes mudarão quando a alimentação for estabelecida. Suas fezes mudam para laranja amarelado se ele for amamentado, ou marrom pálido se você optar pela mamadeira.


Alguns bebês podem sujar as fraldas após cada “refeição”, enquanto outros, especialmente bebês que são amamentados, podem passar vários dias sem defecar. Desde que as fezes sejam moles, você não precisa se preocupar com o fato de o seu bebê estar constipado.


Cocôs que se parecem com pequenas bolinhas são um sinal de constipação e você deve procurar o auxílio do seu pediatra.


Fraldas descartáveis são muito eficientes na absorção de líquidos, por isso, pode ser difícil julgar a quantidade de urina que o bebê está produzindo no início. Uma vez que você se acostumar com o peso de uma fralda ‘normal’, será mais fácil julgar se há alguma mudança na quantidade de urina.


Seu bebê provavelmente utilizará de seis a oito fraldas por dia nas primeiras semanas de vida.



recem nascido como trocar as fraldas

Trocando as fraldas


A fralda do seu bebê precisará ser trocada sempre que ficar suja ou molhada. Quando você desfizer a fralda suja, segure-a no lugar por um momento, pois seu bebê provavelmente fará xixi quando sentir ar frio em sua pele. Use uma área limpa da fralda suja para limpar qualquer sujeira na pele.


Em seguida, usando lenços umedecidos específicos para bebês, ou algodão e água morna, limpe a área da fralda. Limpe sempre as meninas da frente para trás, para evitar que os germes entrem na vagina.


Os meninos devem ser limpos em volta dos testículos e do pênis, mas você nunca deve puxar o prepúcio. Quando a área estiver limpa, seu bebê estará pronto para uma fralda limpa.


Com estas dicas simples de cuidados para recem nascidos, você fará com que estes dias cruciais sejam repletos de sorrisos e descobertas nessa nova etapa de sua vida!



#bebês #maternidade #recémnascido #dicas #bebêrecémnascido #bebê #cuidados

11 visualizações0 comentário