• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

5 passos para garantir a saúde bucal do bebê


saúde bucal do bebê

Os primeiros anos do seu bebê são repletos de cuidados especiais, da alimentação até os primeiros passos, tudo é importante.


Mas é o marco mais digno de ser fotografado – o primeiro sorriso de seu filho – que reflete a importância de uma boa saúde bucal do bebê mesmo antes dos dentes de leite nascerem. Separando um tempo para cuidar de gengivas do seu bebê corretamente, você poderá definir um precedente para a mesma saúde bucal no futuro.


Engana-se quem pensa que a higiene do bebê deve acontecer apenas na hora do banho ou na troca de fraldas. Com as mamadas noturnas e tarefas semelhantes durante este primeiro ano, manter as gengivas saudáveis pode parecer uma tarefa complicada.


No entanto, o cuidado bucal começa antes que os dentes façam sua aparição, porque as gengivas saudáveis podem contribuir para um sorriso saudável a longo prazo. Pensando nisso, aqui estão 5 passos para iniciar a higiene oral do seu bebê e garantir sua saúde bucal.




A saúde bucal do bebê



1. Mantenha as gengivas limpas


Mesmo que o bebê ainda não tenha dentes, a gengiva ainda precisa de uma limpeza suave neste estágio.


Manter as gengivas limpas permite afastar as bactérias e, ao mesmo tempo, ajudar a aliviar a dor da dentição. Molhe um pedaço de gaze limpa na água e enrole o pano em volta do dedo indicador (se o bebê está na fase de dentição, molhe a gaze e coloque-a no freezer para ajudar a atenuar a dor).


Esfregue suavemente a gaze ao longo das gengivas do seu filho pelo menos uma vez por dia.


Se o seu bebê estiver ingerindo alguns alimentos sólidos, pode repetir este passo após cada refeição.



bebê

2. Atente-se às cáries


A cárie dentária ocorre quando líquidos açucarados são deixados na boca do bebê por um longo período de tempo. Se ele ou ela adormecer enquanto bebe de uma mamadeira, por exemplo, fórmula, leite, leite materno ou suco, também podem causar cáries.


A melhor opção é garantir que seu bebê não vai para a cama com uma mamadeira em mãos, em vez disso, alimente-os quando estiverem bem acordados e coloque-os na cama já alimentados.



3. Faça a transição


Quando os primeiros dentinhos começarem a aparecer, você precisará introduzir a escova dental na rotina de limpeza de seu bebê. Como o seu filho não terá idade suficiente para cuspir a pasta de dente, escolha uma fórmula sem flúor que seja segura de engolir. Escove duas vezes por dia e certifique-se de participar desse momento, mesmo quando eles são crianças e querem fazê-lo por conta própria.


Um bebê não vai escovar tão bem quanto você, então é melhor ajudar até que eles possam fazê-lo com a técnica adequada.




4. Evite alimentos açucarados


Alimentos ricos em açúcar criam o ambiente acolhedor e úmido das bactérias. Essa mesma bactéria pode levar a gengivite e cárie dentária, portanto, evite alimentos açucarados quando possível. Seu bebê curioso provavelmente começará a aceitar alimentos sólidos por volta dos seis meses de idade, mas alimentos sem açúcar, como cenoura cozida e purê de batata doce, podem ajudar a satisfazer os desejos por alimentos mais doces, sem o risco adicional de doenças orais.



dentista para crianças

5. Procure um dentista


Seu bebê deve procurar o dentista antes do segundo aniversário, não importa quantos dentes tenham surgido.


Aqui, o dentista pode alertá-lo sobre quaisquer hábitos ou problemas que possam estar afetando os dentes e gengivas do seu filho sem que você perceba. Além disso, um dentista pediátrico pode ajudá-lo a entender a técnica de escovação, especialmente se você continuar ajudando sua criança independente a escovar os dentes e gengivas com mais frequência. As gengivas do bebê sofrem muitas mudanças durante o primeiro ano de vida.


O seu pequenino vai sorrir, babar e até estremecer com os efeitos da dentição, mas as gengivas saudáveis criam a base para uma relação duradoura com uma boa saúde bucal – e um sorriso digno de foto para o álbum do seu bebê.





Dicas extras de cuidados orais


Uma das melhores maneiras de prevenir a cárie dentária em crianças é deixá-las entusiasmadas com a higiene dental diária. Afinal, a escovação provavelmente não está no topo da lista de coisas favoritas de seu filho.


Mas você pode torná-lo mais aceitável – e até divertido – escolhendo uma pasta de dente e uma escova dental que seu filho goste e deseje usar. Procure por pastas de dentes com flúor, específicas para crianças, com sabores e cores que atraiam sua atenção. Saber escovar os dentes é tão importante quanto o tipo de creme dental escolhido. Ensine as crianças a utilizar a técnica adequada para ajudar a incentivá-las a desenvolver bons hábitos de saúde bucal.


Explicar como escovar os dentes não precisa ser complicado. Comece com estes passos simples para levar as crianças a um bom começo:

  1. Segure sua escova de dente em um ângulo de 45 graus contra as gengivas.

  2. Mova o pincel para frente e para trás suavemente, em movimentos curtos, sobre as frentes, costas e partes superiores de seus dentes. Não esfregue com força a linha da gengiva; você pode irritá-las.

  3. Não se esqueça de escovar os dentes da frente e atrás dos dentes da frente. (A área atrás dos dentes da frente é propensa ao acúmulo de tártaro e precisa de atenção.) Use as cerdas superiores da escova para alcançar essa área – algumas escovas de dente têm uma ponta ligeiramente mais longa para facilitar o acesso a essas manchas.




Combata os efeitos do açúcar na rotina de cuidados bucais de seus filhos


Deixe os alimentos como doces biscoitos e tortas para depois das refeições, uma vez que é quando a quantidade de saliva produzida na boca é maior e, portanto, ajuda a proteger os dentes do seu filho. É importante controlar a frequência com a qual seu filho comerá esses doces; como já dissemos, o açúcar não é a melhor opção para os pequenos, por isso, estabeleça limites e não torne a ingestão de doces uma rotina. Doces duros, como balas, podem ficar presos entre os dentes das crianças, o que pode causar cáries.


O uso do fio dental pode ajudar a remover as partículas de açúcar. Invista em u fio dental que tenha o personagem favorito do seu filho para ajudar a tornar o uso do fio dental divertido. Incentive as crianças a beber mais água para ajudar a prevenir a cárie dentária. Se você escolher água engarrafada, verifique o rótulo quanto ao teor de flúor.







Gostou das dicas? Não deixe de conferir nosso artigo “Higiene para bebês: Conheça os itens essenciais”.




#bebês #higiene #recémnascido #dicas #bebêrecémnascido #saúde

48 visualizações0 comentário