• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Benefícios de ensinar um segundo idioma para os bebês


segundo idioma para bebês


Nos tempos atuais o domínio do segundo idioma para os bebês deixou de ser diferencial. Agora, a fluência em outras línguas é um requisito. Sabendo disso muitos pais e responsáveis começam a introduzir o ensino bilíngue desde os primeiros meses de vida do bebê.


Mas você deve estar se perguntando: o ensino do inglês, por exemplo, não atrapalha no aprendizado do idioma de origem?


A resposta é não. Até hoje não existe nenhuma contraindicação ao ensino bilíngue, pois ele não atrapalha de forma alguma o desenvolvimento cognitivo do bebê. Pelo contrário: ele ajuda no desenvolvimento da fala e na diferenciação de um idioma para o outro.


Até os sete anos de idade o cérebro de uma criança ouve os sons ao seu redor sem discriminação, ativando várias áreas de linguagem a serem desenvolvidas durante os anos. Quando submetidos ao ensino do segundo idioma, alguns bebês até pronunciam suas primeiras palavras em inglês, o que facilita a capacidade singular de diferenciar os idiomas.


E qual a idade certa para iniciar o ensino? Não tem idade certa, na verdade, o quanto antes iniciar um bebê em outra língua, melhor!


Algumas escolas de inglês oferecem opções para bebês de 6 meses, outras, ensinam as crianças a partir de seus 3 anos, as atividades da segunda linguagem combinadas com o ensino do idioma nativo, proporciona uma pronúncia muito mais fiel e correta.




Já pensou? Seu bebê falando inglês melhor que você? Só orgulho.


Mas e qual o melhor jeito de ensinar uma segunda língua para bebês? É simples. Divertindo-se com ele, essa é a maneira em que as crianças aprendem mais rápido.


Contando histórias, vendo filmes, desenhos, conversando na linguagem escolhida, exercitando a pronúncia e entre outros métodos que ensinam de uma forma diferente.


O ensino deve ser feito de maneira lúdica, deve ser levado como uma brincadeira, não uma tarefa. Existem contraindicações que são práticas que exigem muito da criança, como a escrita.


Isso pode atrapalhar a aquisição de conhecimento no futuro, tendo em vista que as regas de gramática da Língua Portuguesa são muito diferentes das de outros idiomas.



segundo idioma para bebês

Mas a vida não é só diversão: até as crianças tem suas responsabilidades.


Estudos científicos comprovam que uma criança que domina um segundo idioma tem mais facilidade em resolver problemas não verbais, tem aumento na sensibilidade comunicativa e se mostram melhores em resoluções matemáticas, isso você não imaginava.



Um aluno que estudou inglês através de jogos, músicas e diversão quando bebê, tem mais facilidade na escola e até na aquisição de um novo idioma.


Olhando para o futuro, um adolescente que conhece vários idiomas, tem mais chance de realizar um intercâmbio ou conseguir um bom emprego.


Não é segredo que o ensino de uma segunda língua para bebês só traz benefícios, você pode encontrar a melhor forma de ensinar e sempre praticar em casa. Para os pequenos, cada dia é uma nova aventura e a chance de aprender algo novo.


Aproveite essa época para ensinar um novo idioma para seu bebê, nem você e nem ele irão se arrepender.





#bebês #infantil #educação #bilinguismo #ensino #bilingue

3 visualizações0 comentário