• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

Futuras mamães: significados de nomes para bebês para você se inspirar


nomes para crianças

O quartinho já está pronto e todos os familiares e amigos aguardam ansiosos para descobrirem qual será o sexo do bebê. Depois do ultrassom, vem a revelação. A alegria é imensa, mas as futuras mamães – e os papais também – ficam aflitos em escolher um nome adequado para o bebê.


São tantas opções que parece impossível decidir qual a melhor. Isso é verdade! Sozinha, a tarefa é exaustiva, mas se você tiver a ajuda de um glossário com significados de nomes, é mais fácil se inspirar.


Aliás, definir o nome do bebê requer muita atenção, pois estamos falando da identidade de outra pessoa. Hoje, é um bebê. Amanhã, porém, será um adulto que irá estudar, trabalhar e enfrentar o mundo.


Tudo isso precisa ser considerado, já que uma escolha negativa pode influenciar a vida da criança.




Miguel e Helena, nomes para bebês mais comuns em 2018


Em 2018, os nomes mais comuns de bebês no Brasil foram Miguel e Helena. Miguel é um nome bíblico, vem do hebraico Mikhael e significa “quem é parecido com Deus?”. Segundo a crença cristã, o termo é um questionamento que leva à seguinte conclusão: Deus é único.


Helena, por sua vez, vem do grego e significa a iluminada ou resplandecente. É um nome relacionado à luz intensa e ao fogo.


Para auxiliar as futuras mamães na escolha do nome do bebê, selecionamos uma lista de significados de nomes. Há opções para todos os gostos e experiências.




Nomes de meninas que simbolizam garra e coragem


  1. Luísa ou Louise: de origem germânica, estes nomes significam guerreira vitoriosa ou que sai gloriosa das batalhas.

  2. Matilda: também de origem germânica, o significado é força e batalha juntos. Trata-se, portanto, de um nome que é forte duas vezes.

  3. Pilar: é um nome que preserva sua literalidade, ou seja, é uma coluna capaz de aguentar outra estrutura, como uma construção. Para os pais que veem os filhos como suporte para enfrentar os desafios diários, este é um nome muito conveniente.

  4. Nice: algumas variações deste nome são Nika ou Nica e o significado é vitoriosa. Na mitologia grega, a Nice representa a deusa da vitória.

  5. Dandara: representa mulher guerreira e foi o nome da mulher casada com Zumbi dos Palmares. O nome também faz referência à princesa negra ou princesa guerreira.



Para os meninos, as opções de nomes fortes são:


  1. Bernardo: o nome representa aquele que é forte feito um urso e possui origem germânica.

  2. Ethan: de origem bíblica, representa a resistência, a força e a firmeza. É um nome muito comum nos Estados Unidos.

  3. Heitor: vem do grego Héktor e significa aquele que é resistente, que aguenta as batalhas.



Para quem deseja apostar em nomes diferentes, também há possibilidade


  1. Hadassa: o nome é único e, para quem não sabe, o significado diz respeito àquilo que protege. Também aparece na Bíblia como pertencente a uma futura rainha.

  2. Reidy ou Heidi: se você procura um nome nobre, esta é a escolha correta. O termo significa de nobre linhagem ou qualidade.

  3. Aisha ou Aysha: de origem árabe, este nome é curto e tem um grande poder magnético, pois significa aquela que está viva.

  4. Rúbia: se as futuras mamães querem um significado mais literal, Rúbia é o nome ideal. Significa vermelho, louro ou corado.



Nomes charmosos para os meninos


Quer fugir dos clássicos quando o assunto é nome de bebês masculinos? Fizemos uma seleção dos nomes charmosos que despertam a atenção:


  1. Eros: se você gosta de mitologia grega, esse é um nome que combina muito bem. Eros significa amor. É de amor que um bebê precisa quando chega ao mundo.

  2. Lorran: de origem francesa, significa aquele que veio do reino de Lotário, que hoje corresponde à Lorena.

  3. Raoni: o nome é diferente, mas é bem brasileiro e de origem indígena. Representa um grande guerreiro ou um chefe. Em algumas línguas indígenas, também significa onça.



Ligação com a natureza pede nomes instigantes


Há mamães e papais que possuem uma ligação muito forte com a natureza e transformam essa conexão em um estilo de vida, que influencia até mesmo a escolha do nome dos filhos.


Se você é um desses pais, confira abaixo nomes que remetem ao sol, ao céu, ao universo e ao mar, por exemplo:


  1. Marina: como o próprio nome sugere, significa aquela que vem do mar.

  2. Dilan ou Dylan : este nome está relacionado ao oceano e significa correnteza. De acordo com a mitologia galesa, Dilan era um deus ligado ao mar.

  3. Nilo: você com certeza já ouviu este nome, não é mesmo? É o rio que banha o Egito e é, também, o mais extenso do mundo. Quer dizer literalmente “o rio” ou “azulado”.

  4. Alba: faz referência ao nascer do sol e significa muito claro. O nome Aurora também significa o nascer do sol.

  5. Tália: o nome parece o de uma flor, mas na realidade representa a exuberância da seiva, a abundância e aquela que é nascida no Natal. Está aí uma boa inspiração para quem receber uma surpresa durante um dos feriados mais comuns no mundo todo.




Nomes inspirados em Game of Thrones


E por falar em inspiração, a série Game of Thrones, que estreou recentemente sua oitava e última temporada, tem feito as futuras mamães suspirarem nos nomes dos personagens, que passam a fazer parte da rotina da família. Alguns são:

  1. Catelyn: significa aquela que é casta ou pura. Na série, a personagem é a Lady Winterfell.

  2. Cersei: na série, é uma das personagens mais inteligentes e é a Rainha dos Sete Reinos de Westeros. Embora o significado seja um pouco contraditório, pois algumas pessoas apontam a definição como cereja, o nome merece ser lembrado por causa da majestade da personagem.

  3. Brandon: o personagem é fundamental na série e este nome significa monte ou colina. O nome também pode ser uma referência a Brendam, que significa príncipe.

  4. Loras: embora pareça um nome feminino, na realidade este é o nome do Cavaleiro das Flores, na série. Deriva do espanhol Lora e do latim laurus. Significa louro ou loureiro, que faz referência a uma árvore da vitória.




Essa listagem, com certeza, iluminará a escolha dos nomes dos pequenos, que deve ser feita com muita sabedoria.


Se você gostou das dicas, aproveite para conhecer também os produtos da loja Baboobee.


Oferecemos produtos para recém-nascidos e crianças de até três anos, tudo com muito carinho e cuidado. O atendimento é rápido e o envio da mercadoria também.




Ficou interessado?

Visite nosso site e descubra um mundo de fofura e aconchego para o seu bebê!




#mamaes #bebês #maternidade #significados #nomedebebê #nomesparabebê #dicas #bebêrecémnascido #grávida #crianças #bebê #criança

18 visualizações0 comentário