• Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Baboobee

A importância da vacinação para a saúde e desenvolvimento das crianças




Nossos filhos são nosso bem mais precioso e faríamos qualquer coisa para mantê-los seguros e com saúde. A forma mais eficaz de mantermos a saúde é investindo na prevenção de doenças e é aí que entra o assunto que vamos tratar hoje: a vacinação.


Mesmo sendo uma prevenção bastante recente no Brasil, tendo seu início no século XX, a vacinação de alto poder de proteção e prevenção contra as doenças mais perigosas em que podemos ser expostos a partir do momento em que nascimentos.


Veja como funcionam as vacinas, se elas são seguras e quais as vacinas que as crianças devem tomar desde a hora do nascimento até completarem 10 anos de idade.




Vacinação infantil

Como funciona a vacina?



A vacina é resultado de anos de pesquisas e desenvolvimento científico para a criação destas fórmulas que desencadeiam a reação do sistema imunológico do ser humano simulando a mesma reação que nosso corpo teria ao pegar a doença específica.


A vacina estimula o nosso corpo a criar anticorpos e torna o nosso organismo imune ao agente e as doenças que ele provoca.


A efetividade da vacina está no controle e prevenção de doenças infectocontagiosas, o que é muito mais eficiente e barato do que o investimento em medicamentos de cura.


O Brasil já conquistou grandes resultados com as campanhas de vacinação. A erradicação das doenças como varíola e paralisia infantil foi um dos maiores feitos.




As vacinas são seguras?


Sim! Quem garante a segurança das vacinas no Brasil é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. Algumas pessoas podem sim sofrer efeitos colaterais depois de tomar a vacina. Os efeitos mais conhecidos e comuns são: dor de cabeça e febre.


Você sabia que as vacinas possuem o vírus da própria doença? Vamos explicar: a vacina que previne o sarampo tem na sua fórmula o vírus do sarampo. O segredo está na dose desse vírus.


Depois da vacina, o corpo identifica a intrusão deste vírus no corpo e combate-o. Como a dose é pequena e fraca, o corpo consegue combater e criar anticorpos, fazendo com que o sistema imunológico se torne ainda mais forte e menos vulnerável ao vírus.



Quais vacinas tomar em cada faixa etária?


As vacinas são tão importantes na vida das crianças que ela praticamente já nasce tomando vacina. Separamos por faixa etária quais as vacinas, quantas doses e quais doenças elas previnem, dessa forma você pode consultar e ter conhecimento rapidamente de quais as vacinas e qual a idade que seu filho deve se vacinar.




Lembre-se sempre de procurar ajuda do seu pediatra em caso de dúvidas. A saúde do seu filho é que está em jogo, programe-se para levá-lo para tomar a vacina nas idades corretas e evitar que ele se contamine com alguma dessas doenças.




Ao nascer

Há duas vacinas que a criança deve tomar já nos primeiros momentos de vida:

– a BCG ID, que possui dose única e que previne tuberculose – Vacina contra a hepatite B, que será a primeira dose e, como o próprio nome já diz, previne a hepatite B e que deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida da criança.




1º mês:

A segunda e última dose da vacina contra a hepatite B deve ser tomada durante o primeiro mês de vida do bebê.




2º mês:

Prepare-se para dar 3 tipos de vacinas diferentes no segundo mês de vida do seu bebê. Nessa faixa etária, o bebê precisa ser vacinado com:

– Vacina tetravalente DTP Hib, primeira dose que previne: difteria, tétano, coqueluche meningite. – VOP (vacina Oral contra pólio), primeira dose que previne contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. – VORH (vacina Oral de Rotavírus Humano), primeira dose e que previne contra a rotavírus.




4º mês:

O quarto mês exige as seguintes vacinas:

– Vacina tetravalente, segunda dose que previne difteria, tétano, coqueluche meningite. – VOP (vacina Oral contra pólio), segunda dose que previne contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. – VORH (vacina Oral de Rotavírus Humano), segunda dose e que previne contra a rotavírus.




6º mês:

Seu bebê já tem meio ano de vida, mas ainda precisa de muitos cuidados. Veja as vacinas para o sexto mês de vida:

– Vacina tetravalente DTP Hib, terceira dose que previne: difteria, tétano, coqueluche meningite. – VOP (vacina Oral contra pólio), terceira dose que previne contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. – Vacina contra hepatite B, terceira dose que previne contra a hepatite do tipo B





9º mês:

– Vacina contra a febre amarela, se a criança morar ou ir viajar para áreas de risco. Se você for viajar com o seu pequeno nesta idade, consulte o pediatra antes e verifique a necessidade de você vacinar o seu filho contra a febra amarela.





12º mês:

Quando seu bebê completar um ano, terá mais uma vacina para fazer:

– SRC (tríplice viral), que é dose única e previne contra sarampo, rubéola e caxumba.





15º mês:

Hora da vacina novamente. Veja quais são as doses que seu bebê tomará no 15º mês de vida.

– VOP (vacina Oral contra pólio), dose reforço, que previne contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. – DTP (tríplice bacteriana), primeiro reforço, que previne a Difteria, tétano e coqueluche.





4 a 6 anos:

Entre esses dois anos de vida, as doses que o Ministério da Saúde indica são:

– DTP (tríplice bacteriana), segundo reforço, que previne a Difteria, tétano e coqueluche. – SRC (tríplice viral), reforço que previne contra sarampo, rubéola e caxumba.




10 anos:

Quando o seu filho completar 10 anos, ele precisa tomar a vacina contra a febre amarela.

As vacinas não acabam por aí. Adolescentes e adultos também têm seus calendários para se vacinarem. Busque sempre informações com o seu médico.







Gostou deste conteúdo e quer acessar mais informações sobre o mundo dos bebês? Deixe seu comentário!




Conheça a Baboobee

Nós somos é uma loja online focada em roupas e artigos para bebês de 0 à 3 anos. Nossa missão é surpreender nossos clientes com excelência, carinho, segurança e conforto.


Visite nosso e-commerce , faça uma compra de forma segura e receba as suas peças aí no conforto da sua casa!



#desenvolvimento #vacinação #dicas #bebêrecémnascido #cuidados #saúde

6 visualizações0 comentário
Gradiente Vermelho Amarelo

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest

(41) 3010-9100 

Cadastre-se para receber novidades!

e receba um cupom de 5%off na primeira compra

© 2021 Roupa Bebê e Infantil - Baboobee